Receitas Saudáveis

28/08/2015 01:48 - Atualizado em 06/12/2016 08:27

Salada de polvo: Ouse na cozinha com essa receita

Para limpar o molusco, deve-se usar uma mistura de água e sal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O polvo pode até não fazer parte do seu cardápio, mas o molusco é fácil de incluir em risotos, molhos e opções clássicas da culinária japonesa. A salada de polvo, preparada com o ingrediente fresco e alguns condimentos, é uma ótima e saudável dica de entrada para o seu almoço ou jantar especial.

Como preparar o polvo?

Algumas características devem ser observadas durante a compra. O consumo de frutos do mar e moluscos estragados, além de nada saboroso, pode causar problemas intestinais. Analise com cuidado e não cometa erros!

- A escolha: O polvo deve apresentar pele lisa e úmida, além de contar com olhos vivos e salientes. A carne tem que estar consistente e elástica. Fique de olho na coloração - acinzentada e levemente rosada - e no aroma característico, que não pode ser muito acentuado. Se o molusco estiver com manchas vermelhas ou roxas, não compre.

- A limpeza: Lave o polvo com água, tendo cuidado especial com o interior das ventosas. Estique os tentáculos do molusco e espalhe sal. Faça uma breve esfoliação para retirar a aspereza. Remova toda a quantidade de sal depositada. Corte os tentáculos e separe-os um a um. Lave novamente e aproveite.

prato com salada de polvo

Receita de salada de polvo

Agora que você já aprendeu a escolher e a limpar o molusco, está na hora de preparar a receita. A salada de polvo é extremamente saborosa, além de rica em proteínas e carboidratos. Confira:

Ingredientes:

- 1 polvo fresco

- 200g de tomate cereja

- 150ml de azeite

- Alho

- 1 cebola roxa

- ¼ de maço de hortelã

- ¼ de maço de tomilho

- 1 limão tahiti

- 50g de pimenta biquinho

- 20g de pimenta-de-cheiro

- Sal

- Pimenta-do-reino

- Sal grosso

Gelo.

Modo de Preparo:

Reserve uma vasilha com água e cubos de gelo. Coloque uma panela com água para ferver. Despeje o polvo na água gelada por dois minutos e, em seguida, leve para a panela com água quente. Repita essa operação duas vezes. Após o fim do processo, deixe o molusco cozinhar por 30 minutos com sal.

Saiba Mais
Yakitori: Veja como preparar o espetinho japonês
Dieta japonesa: Saiba os perigos da busca pelo corpo perfeito
Conheça as características do alho negro

Corte os tomates em pedaços, pique a cebola, o alho e a hortelã. Misture os ingredientes em uma vasilha junto com o polvo quente. Retire os tentáculos e corte em pequenos pedaços.

Dentro de uma frigideira, coloque azeite e deixe esquentar. Jogue o tomilho e os dentes de alho amassados. Junte os ingredientes da vasilha do polvo. Deixe refogar. Tempere com o sal, as pimentas, o suco de limão e o azeite. Sirva a salada de polvo em uma tigela de vidro decorada.

Que achou da receita? Vai encarar a salada de polvo? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
molusco
frutos do mar
receita de salada
receita com polvo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ