Receitas Saudáveis

02/10/2014 04:24 - Atualizado em 04/12/2016 11:16

Salada de batata doce: Veja como fazer essa receita

A salada de batata doce conta com frango, rúcula, pepino e tomates.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na busca de saladas diferentes e nutritivas, você muitas das vezes acaba apostando no clássico alface e tomate, não é? Para deixar a sua alimentação mais completa e saborosa, separamos uma deliciosa receita de salada de batata doce acompanhada por frango, especial para aqueles dias onde você deseja inovar na cozinha.

salada-de-batata-doce

Benefícios da salada de batata doce

Considerada um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, com absorção mais lenta, a batata doce é a escolha de muitos viciados em academia. O motivo é que o carboidrato causa mais saciedade, diminuindo a fome. O tubérculo é fonte de fibras, ferro, vitaminas como C, A, E e potássio.

Entre os seus benefícios estão no alto fornecimento de energia, o controle da diabetes por conter baixo índice glicêmico, o auxilio no emagrecimento por sua grande quantidade de fibras e o fortalecimento do sistema imunológico, benefício que se dá pela quantidade de vitamina A existente no alimento.

Para o consumo, a batata doce pode ser cozida, assada, transformada em purês, saladas (como a salada de batata doce) e chips. Como pré ou pós-treino, a batata pode ser associada ao peito de frango, fonte de proteína, essencial para a recuperação dos músculos após o exercício físico.

A salada de batata doce rende cerca de 8 porções e seu preparo demora mais ou menos 45 minutos. Apesar de muito nutritiva, o seu consumo deve ser controlado, já que cada porção contém cerca de 400 calorias. Se você preferir pode transformar a receita em seu prato principal, já que ela contém todos os ingredientes necessários para uma refeição saudável e equilibrada.

Salada de batata doce

Ingredientes:

1 kg de batata-doce lavada e cortada em rodelas (com ou sem casca)

1 kg de peito de frango desossado e sem pele

1 pitada de canela em pó

1 pitada de cominho

1 pepino cortado em fatias finas

4 tomates cortados em fatias finas

2 xícaras de chá de alface de sua preferência

2 xícaras de chá de rúcula

2 colheres de chá de coentro fresco

1 colher de chá de sementes de girassol

2 cebolinhas trituradas

Modo de Preparo:

Cozinhe a batata-doce em água até que fiquem macias. Deixe guardado. Frite em uma frigideira o peito de frango até que fique dourado. Reserve também. Assim que o frango estiver frio, corte em tiras, se preferir, pode desfiar. Em um recipiente, coloque o frango e a batata doce. Tempere com canela e cominho e misture bem. Em uma tigela, coloque as folhas de rúcula e alface. Posicione as fatias de frango, a batata doce, o pepino e o tomate em cima das folhas. Para finalizar a salada de batata doce com frango, coloque coentro, as sementes de girassol e a cebolinha.

Caso você sirva receita como entrada, divida em pequenas porções dentro de cumbucas. Isso deixará a salada de batata doce com frango mais bonita visualmente.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saciedade
verduras
frango

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ