Receitas Saudáveis

19/01/2015 09:13 - Atualizado em 04/11/2016 05:04

Saiba o que comer no verão para manter a boa forma

Saladas e frutas estão nas dicas sobre o que comer no verão para se manter saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados no verão. Nessa estação, as altas temperaturas e o calor podem sobrecarregar o organismo. Por isso, muitas pessoas perguntam o que comer no verão para ter uma dieta saudável.

O ideal é se alimentar com refeições leves e beber muito líquido para manter a hidratação do corpo. As opções mais indicadas para compor um cardápio equilibrado são incluir diversas frutas, legumes, verduras, cereais integrais, pães integrais e peixes. Sem esquecer da água, item fundamental em qualquer estação do ano, principalmente no verão.

O que comer no verão

Saiba o que comer no verão

A principal dica para saber o que comer no verão é optar sempre por refeições leves e saudáveis. As comidas mais pesadas como gorduras, frituras e doces acabam causando desconforto e mal estar. Por isso, invista em pratos com saladas, além de deixar as refeições mais leves, elas são fonte de fibras, ferro, fósforo, vitaminas A, C e de complexo B e cálcio.

As frutas também devem fazer parte do cardápio, pois são refrescantes, hidratam, fornecem várias vitaminas e não engordam, desde que consumidas sem excesso.

Outra dica importante é dividir a alimentação em várias refeições por dia, comendo a cada três horas. Em cada uma delas, coma pouco e devagar, para auxiliar na digestão do organismo e fazer com que ele absorva os nutrientes do alimento corretamente.

Saber o que comer no verão quando se está na praia também é importante. Para a alimentação na beira-mar, prefira levar lanches prontos de casa, pois a maioria das opções disponível são altamente calóricas. Preparar os lanches em casa permite uma alimentação mais controlada e saudável até mesmo na beira da praia. Sem falar que o seu bolso também agradece, pois os valores são bem elevados no litoral, principalmente nas altas temporadas.

Quer uma dica de bebida refrescante que você pode fazer em casa? Confira uma receita de smoothie de morango:

O que comer no verão

O que comer no verão para hidratar o corpo

Escolher o que comer no verão para hidratar o corpo e repor os líquidos perdidos com o suor é outro ponto essencial. Algumas frutas são ótimas para isso, como a melancia, que em uma fatia fornece 94% de água e só 31 calorias. Ela também tem proteínas, vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e ferro. Além de comer as frutas, os sucos também são ótimas opções, pois hidratam, refrescam e diminuem a sensação de calor nas altas temperaturas do verão.

O calor pode causar desidratação, tornando a importância de beber líquidos ainda maior. E nada melhor do que a água para hidratar o organismo, que também auxilia no combate à retenção de líquidos e ajuda o funcionamento do intestino.

A água de coco também é indicada para hidratar e repor os sais minerais perdidos com o suor. Outras vantagens são o baixo índice de calorias, muitos nutrientes, pouca gordura e um poderoso hidratante.

O que comer no verão

Cuidados com os alimentos

Agora que você já sabe o que comer no verão, não esqueça também dos cuidados com o armazenamento e refrigeração dos alimentos. Além do calor fazer com que eles estraguem mais rápido, a proliferação das bactérias também aumenta, o que pode provocar a intoxicação alimentar mais facilmente.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
alimentação
nutrição
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ