Receitas Saudáveis

08/01/2015 08:38 - Atualizado em 30/11/2016 11:36

Saiba do que precisa para ter um café da manhã saudável

O café da manhã saudável é fácil de ser conquistado com a escolha certa dos alimentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existe a máxima que diz que, para ter uma vida mais ativa, pela manhã, deve-se comer como um rei. Isso não significa comer muito, mas comer bem. Para se ter um café da manhã saudável, é necessário pensar na qualidade e não na quantidade de alimentos. 

Um bom desjejum proporciona mais disposição para enfrentar o dia e ainda previne doenças. Saiba o que é preciso para ter o maior número de benefícios possíveis nessa refeição.

cafe da manha saudavel

Café da manhã saudável não requer muito tempo

Muitas pessoas pulam essa que é, comprovadamente, a refeição mais importante do dia. A principal alegação é a falta de tempo. Um café da manhã saudável inicia com um tempo dedicado ao seu organismo.

Não importa se serão cinco minutos ou meia hora. Comer com mais calma faz com que seu corpo tenha consciência do que está recebendo e possa metabolizar os nutrientes de maneira mais eficiente.

Um jeito de driblar a falta de tempo é deixar na noite anterior a mesa posta com alimentos que não estragam fora da geladeira para lembrar você do quão importante é aquela refeição. Se puder, programe a cafeteira para lhe fornecer café quentinho assim que acordar. O cheiro do café pode estimular aqueles que gostam da bebida a dar essa paradinha de manhã.

Escolha bem os alimentos do café da manhã saudável

As frutas são o primeiro passo para um café da manhã saudável. E nesse quesito vale qualquer fruta, desde que seja consumida preferencialmente in natura. O ideal é variar sempre e assim ter nutrientes diferentes. Para os dias mais corridos, a praticidade da banana, da uva e da maçã cai muito bem.

Os sucos podem ser adotados por aqueles que dispõem de mais tempo. Isso porque as bebidas de caixinhas, embora práticas, devem ser evitadas por conterem muito açúcar. O suco feito na hora é o único que mantém todos os nutrientes da fruta escolhida.

cafe da manha saudavel

Derivados do leite, como o queijo, além de deliciosos, são boas fontes de sais minerais e proteínas. Mas atenção: quanto menos gordura,melhor. Prefira o queijo branco e o leite desnatado para compor o seu café da manhã saudável.

Os cereais são as vedetes de um café da manhã saudável. Práticos de consumir, podem ser ingeridos com leite, no iogurte ou mesmo puro. São fontes de nutrientes como ferro, proteínas, vitaminas, cálcio e fibras.

Se a sua escolha por cereal passar pelo supermercado, a dica é sempre ler o rótulo e evitar os que tenham grande quantidade de açúcar, sódio e sejam pouco nutritivos. Nessas horas, vale pedir a ajuda de um profissional de nutrição para lhe explicar o que significa cada item da tabela nutricional contida nos rótulos.

Quer mais motivos para consumir cereais no café da manhã? Esses grãozinhos previnem doenças cardiovasculares e até a diabetes tipo 2 e ajudam no controle do colesterol.

Os cereais podem ser encontrados também em pães e biscoitos integrais. Esse tipo de alimento, além de ser fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento do aparelho digestivo, é rico em carboidrato, que fornece energia para que você tenha um dia com muita disposição e saúde. Então, anime-se e dê mais atenção ao seu café da manhã.

Pronto para começar o dia com uma refeição saudável? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
café
alimentação saudável
comer bem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ