Receitas Saudáveis

19/01/2015 02:36 - Atualizado em 26/10/2016 11:30

Saiba como ter mais disposição a partir da alimentação

Além de saber como ter mais disposição com alguns alimentos, é preciso conhecer as opções que devem ser evitadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conseguir manter o pique em meio à correria do dia a dia pode ser uma tarefa difícil. Porém, com alguns cuidados com a alimentação, é possível repor as energias para aguentar a rotina. Escolher os alimentos certos, evitar refeições pesadas e hidratar o corpo durante o dia são algumas das dicas.

Como ter mais disposicao

Veja como ter mais disposição

O corpo responde de alguma forma a tudo o que é consumido. Por isso, a chave de como ter mais disposição passa por uma alimentação adequada. Carboidratos devem entrar no cardápio de quem quiser ter mais pique, pois são absorvidos lentamente pelo organismo, transformando-se em energia. Eles ainda atuam diretamente no humor, proporcionando sensação de bem-estar.

Além disso, outros componentes também são estimulantes e ajudam a acabar com o cansaço. Um deles é a cafeína, que estimula o sistema nervoso central e melhora o estado de alerta. Mas não exagere: o indicado é tomar no máximo quatro xícaras de 50 ml de café por dia.

Alguns temperos e especiarias melhoram o funcionamento do sistema circulatório e também promovem mais disposição. É o caso da canela, do gengibre, da noz-moscada e da pimenta.

Não há como ter mais disposição para trabalhar, estudar ou praticar esportes sem os devidos cuidados. Por isso, para começar o dia bem, faça um café da manhã nutritivo e saudável. Opte por frutas e cereais, que repõem a energia e preparam o corpo para o dia que está por vir.  

A hidratação também é fundamental. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas. Chá gelado e sucos de frutas são opções para quem não toma água o suficiente.

Como ter mais disposição: Alimentos que ajudam

Se você se pergunta como ter mais disposição, mas não sabe quais são os alimentos que possuem as substâncias para isso, confira a seguir mais algumas dicas.

Banana

A fruta é ótima para reposição de energia, pois tem frutose e um tipo de aminoácido que é responsável pela produção de serotonina, que garante bem-estar e disposição.

como ter mais disposicao

Chocolate amargo

O alimento dá mais capacidade de resistência e diminui os níveis de estresse. É importante optar pelas versões amargas e com baixos níveis de açúcar.

Açaí

Essa é outra opção superenergética. Pode, ainda, ser combinada com frutas, mel e granola, afastando o sono e aumentando ainda mais a disposição.

Arroz

Esse carboidrato contém amido e é fundamental para se ter mais energia.

Feijão

Os grãos ajudam a controlar o colesterol e possuem muitas fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e na digestão dos alimentos.

como ter mais disposicao

Alimentos que devem ser evitados

Além de saber como ter mais disposição com alguns alimentos, é preciso conhecer também os que fazem o efeito contrário e que, portanto, devem ser evitados.

O principal é não comer itens que dificultem o processo digestório, deixando aquela sensação pesada e de desânimo depois da refeição. Evite açúcar em excesso, leite e derivados na forma integral, refrigerantes, frituras, bolos com recheio e cobertura, entre outros.

Outra dica é comer o mínimo de gordura possível, pois ela também contribui para tirar toda a disposição e deixar o organismo mais lento.

Aprendeu como ter mais disposição com uma alimentação saudável? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
bem-estar
dieta
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ