Receitas Saudáveis

04/09/2015 03:13 - Atualizado em 04/11/2016 09:52

Sabor do inverno: Aprenda a fazer sopa de pinhão

A semente da araucária é rica em minerais, sendo uma opção nutritiva para os dias frios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito apreciado durante o outono e o inverno, o pinhão é um ingrediente clássico da culinária do Sul do Brasil. A semente da araucária é rica em carboidratos e pode ser servida de diversas formas. Uma delas é a sopa de pinhão, reconfortante e fonte de energia nos dias gelados, típicos dessa região.

Cada araucária produz aproximadamente 40 pinhas. Em cada uma delas, há cerca de 150 sementes. Ao total, uma árvore pode render por volta de 30 quilos de pinhão maduro e pronto para ser utilizado em receitas.

A iguaria pode ser servida assada ou cozida em água. Versátil, ela também pode ser preparada em forma de paçoca, doces e aperitivos. Para aproveitá-la ao máximo, basta ter criatividade e vontade de ousar na cozinha! Confira a seguir a receita de sopa de pinhão e descubra outros nutrientes da semente.

sopa de pinhao

Receita de sopa de pinhão

A sopa de pinhão é servida em forma de creme e pode ser decorada com pedaços da semente cozida, ou então com um pinhão inteiro no centro do prato.

Ingredientes:

- 200g de pinhão cozido

- ½ litro de leite desnatado

- ½ litro de caldo de galinha

- 2 dentes de alho picados

- 1 cebola picada

- 60g de cream cheese light

- Sal e pimenta a gosto

- 1 pitada de noz-moscada.

Modo de Preparo:

Coloque o alho e a cebola para dourar em uma panela. Acrescente o caldo de galinha e o leite. Junte, em seguida, o cream cheese. Tempere com a pimenta e a noz-moscada. Mexa.

Bata os pinhões no liquidificador. Adicione-os na panela. Deixe cozinhar até que a mistura se transforme em um creme. Não esqueça de ajustar o sal a gosto. Ferva e sirva a sopa de pinhão.

Se quiser, vale acrescentar uma pequena quantidade de queijo ralado.

Benefícios do pinhão

Ele é fonte de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. A sopa de pinhão é preparada com aproximadamente 200 gramas da semente, valor recomendado para servir duas pessoas. A seguir, veja as vantagens da estrela da receita.

Saiba Mais
Aqueça seu inverno com fondue de chocolate diet
O frio chegou: Previna-se das doenças de inverno
Prepare 3 caldos quentinhos e saudáveis para o inverno

Uma porção de 100 gramas, medida ideal para o consumo, contém cerca de 4 gramas de proteínas, 35 miligramas de cálcio e 70 miligramas de ferro. O fruto in natura tem cerca de 196 calorias.

Com altos níveis de carboidratos, o pinhão garante bastante energia para os dias de frio mais rigoroso. Ele sacia e alimenta, mas, devido a seu valor calórico considerável, deve ser consumido com moderação, principalmente se você estiver em dieta.

Vale lembrar que o pinhão cozido pode ser conservado em vinagre ou salmoura. Se preferir, remova as cascas e congele a polpa no freezer.

Que tal experimentar a sopa de pinhão e aproveitar os benefícios dessa delícia? Depois nos conte o resultado! E não esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz receitas saborosas e nutritivas para você.

TAGS
benefícios do pinhão
araucária
inverno
sul

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ