Receitas Saudáveis

16/09/2015 03:24 - Atualizado em 06/12/2016 10:50

Rúcula dá um toque especial às receitas

Além de ser rica em vitaminas e minerais, ela tem poucas calorias e gorduras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal fugir da tradicional salada com rúcula e acrescentar a folha a outras receitas? Essa pode ser uma forma ainda mais saborosa de aproveitar todos os benefícios que ela oferece à saúde. Sem falar no toque especial que a planta dá a pratos como arroz, macarrão, tortas e até mesmo sucos.

Pobre em calorias e rica em fibras, a rúcula contribui para o funcionamento do intestino, ajudando a tratar e prevenir problemas digestivos. Também fortalece o sistema imunológico e protege os olhos, pois contém luteína e zeaxantina. Devido à concentração de cálcio, ainda ajuda a combater a osteoporose e é ótima para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.

omelete de rucula

Omelete de rúcula

Quer turbinar a sua omelete e deixar a receita ainda mais nutritiva? Então essa é a pedida certa para você. Seja no café da manhã ou numa janta mais leve, a opção cai muito bem.

Ingredientes:

- 3 ovos

- 3 colheres de sopa de leite

- ½ xícara de rúcula picada

- ⅓ de xícara de queijo ralado

- ½ colher de chá de pimenta-do-reino

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Bata os ovos com o leite e o sal até a mistura ficar bem leve. Esquente um pouco de óleo numa frigideira e despeje o ovo batido. Em seguida, doure a omelete de um lado, vire, acrescente a rúcula e o queijo no meio, tempere com sal e pimenta a gosto e espere o queijo derreter. Sirva ainda quente.

macarrao ao pesto de rucula

Macarrão ao pesto

Já pensou em fazer um molho pesto com a planta? Servido com o macarrão, ele dá um toque especial para aquele almoço de família.

Ingredientes:

- ¼ de xícara de nozes picadas

- 3 dentes de alho picados

- 2 xícaras de rúcula picada grosseiramente

- ¼ de xícara de manjericão fresco picado grosseiramente

- 120ml de azeite

- 30g de queijo parmesão ralado

- Sal a gosto

- 1 pitada de pimenta-caiena

- 500g de macarrão tipo espaguete ou penne.

Modo de Preparo:

Em um processador ou liquidificador, bata rapidamente as nozes, o alho, a rúcula e o manjericão. Enquanto estiver triturando os ingredientes, vá acrescentando o azeite em fios. Coloque o molho pesto em uma vasilha e misture o queijo parmesão, o sal e a pimenta-caiena.

Em seguida, cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem. Depois de cozido e escorrido, misture com o molho pesto. Se precisar, acrescente uma ou duas colheres de água para que a massa não fique muito seca. Polvilhe queijo parmesão por cima e sirva quente.

Saiba Mais
Escolha uma receita de suco verde para regular o organismo
Veja 2 receitas de macarrão caseiro sem lactose
Omelete de carne: Aprenda a fazer essa delícia

suco de laranja com rucula

Suco de laranja com rúcula

As folhas ainda podem ser uma ótima opção para acrescentar aos sucos detox. A laranja e o agrião são ricos em vitamina C e, combinados com a rúcula, tornam-se um poderoso protetor para o organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Ingredientes:

- 1 xícara de rúcula picada

- 1 xícara de agrião picado

- Suco puro de 2 laranjas

- 1 copo de água ou água de coco.

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. É indicado ingerir até dois copos por dia.

Qual dessas receitas parece mais interessante? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
omelete
suco detox
macarrão ao pesto
receitas com rúcula

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ