Receitas Saudáveis

13/01/2016 02:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:44

Renove o cardápio com uma receita de caldo de feijão

Aproveite todos os benefícios do grão com esse típico prato brasileiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para deixar o seu fim de semana ainda mais saboroso, que tal aprender uma receita de caldo de feijão especial? O prato pode ser servido como entrada, acompanhamento ou, até mesmo, uma opção mais leve de janta.

A receita se popularizou ao redor do Brasil, ganhando diferentes variações de estado para estado. Para quem preza por uma alimentação saudável, vale lembrar que o feijão é fonte de carboidratos, ferro, fibras e aminoácidos importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, possui um baixo teor de gordura e sódio. Tudo de bom, não é mesmo?

receita de caldo de feijão

Experimente esta receita de caldo de feijão

Ingredientes:

- ½ kg de feijão-preto

- 150g de paio cortado em rodelas

- 150g de bacon picado

- 6 dentes de alho picados

- 1 cebola picada

- 2 colheres de sopa de cebola picada

- ½ xícara de chá de óleo

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 4 xícaras de chá de torresmo frito

- 4 pãezinhos cortados em fatias.

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, junte o feijão-preto e dois litros de água. Feche a panela e deixe cozinhando por 30 minutos após pegar pressão. Abra a panela e verifique se o feijão está cozido.

Em outra panela, doure 150 gramas de paio cortado em rodelas e 150 gramas de bacon picado. Adicione os dentes de alho picados e uma cebola picada para dourar também. Incorpore ao feijão e deixe cozinhando por 20 minutos para pegar gosto.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. Retire as rodelas de paio e transfira o feijão com o caldo para um liquidificador. Bata bem. Passe o líquido por uma peneira. Sirva o caldinho bem quente em canecas, acrescentando para cada porção algumas rodelas de paio, torresmo frito e fatias de pão francês.

Saiba Mais
Benefícios do feijão e de outras leguminosas
Use o popular feijão-de-corda nas suas receitas
Feijão azuki ajuda a controlar hipertensão e diabetes

Experimente também o bolinho de feijão

Depois de a receita de caldo de feijão ficar pronta, você pode preparar outra opção cheia de sabor: o bolinho de feijão. Para a massa, separe o feijão cozido e temperado do caldo e amasse-o muito bem. Acrescente farinha de mandioca para deixar bem firme e monte no formato desejado.

Para empanar, passe nessa ordem: farinha de trigo, leite e farinha de rosca. Em seguida, frite em óleo até ficar dourado.

E aí, que tal chamar a família toda para provar essas receitas deliciosas de caldo de feijão e de bolinho? Depois nos conte o resultado! Aproveite também para conferir mais dicas de nutrição e saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolinho de feijão
feijão-preto
receita brasileira
entrada

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ