Receitas Saudáveis

09/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 11:09

Receitas saudáveis: substitua o pão por tapioca com 7 recheios light

Tapioca pode substituir pão em uma dieta saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quase imprescindível no café da manhã, prático no almoço ou lanche da tarde e conveniente para quem deseja uma refeição leve, o pão está muito presente na rotina alimentar. Mas, por conter a proteína glúten – presente na farinha de trigo –, o pão acaba contribuindo para aquela saliente barriguinha. A boa notícia é que existe uma substituta à altura: a tapioca.

Tapioca é aliada da dieta

Feita com a fécula extraída da mandioca, a tapioca é um tipo de panqueca, típica da região Nordeste do Brasil. A tapioca é uma massa leve, livre de glúten, que possui menos da metade das calorias de um pãozinho. Além de ser prático e versátil, esse alimento está livre de gorduras e açúcar, oferece digestão mais rápida e tem teor de sódio menor do que alimentos industrializados. Ou seja, vale a pena experimentar.

A massa da tapioca pode ser preparada em casa mesmo. Assim, você controla a sua espessura, de acordo com a sua preferência.

Como preparar a tapioca

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Veja como fazer a tapioca em casa sem grande dificuldade:

Ingredientes

Meio quilo de farinha para tapioca ou polvilho doce, água e sal a gosto.

Modo de preparo

Ponha a farinha em uma tigela grande e água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa. Deixe a massa descansar por 12 horas. Seque com a ajuda de um pano limpo e não deixe excesso de água. Esfarele essa massa com as mãos e passe pela peneira. Em uma frigideira antiaderente, espalhe a farinha e modele a tapioca como uma panqueca no fundo.

Os recheios típicos da tapioca são de carne seca, coco e leite condensado, mas você pode tranquilamente substituí-los por ingredientes light, mais leves e ricos em fibras. Veja sete opções de recheios light para você substituir de vez o pão e incorporar a tapioca em sua dieta:

7 recheios light para a tapioca

1) Finas fatias de peito de peru light; queijo branco, rico em proteínas, vitaminas e cálcio; orégano, condimento com propriedades medicinais; tomate, rico em diversas vitaminas e sais minerais; e azeite, bom para o coração.

2) Queijo ricota, livre de gorduras, com poucas calorias e rico em cálcio; tomate picado, rico em vitaminas e sais minerais; e folhas de manjericão, rico em flavonoides, que protegem nosso organismo.

3) Tomate cereja, que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege o sistema cardiovascular; queijo cottage, que é pouco calórico, rico em cálcio e com baixo teor de sódio; e folhas de manjericão, rico em flavonoides.

4) Rodelas de banana aquecidas no micro-ondas (podem ser amassadas, conforme a sua preferência), rica em vitaminas, minerais e que previne doenças cardíacas; e canela em pó, que ajuda a digestão, reduz o nível de açúcar e também é rica em minerais.

5) Mussarela light, fonte de sais minerais com cerca de 35% menos gordura que a normal; e geleia de frutas sem açúcar, livre de gordura, colesterol e rica fonte de fibra.

6) Frango desfiado, fonte de aminoácidos, vitamina e ferro; e legumes como pimentão, cenoura e brócolis, com poucas calorias e ricos em fibras, minerais e vitaminas.

7) Fatias de morango, fruta antioxidante que reforça o sistema imunológico; com mel, anti-inflamatório rico em proteínas, bom para o combate à gripe; ou leite condensado proteico.

Se você gostou das dicas, ou quer deixar algum recado sobre essa matéria, deixe seu comentário. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ