Receitas Saudáveis

20/10/2014 10:12 - Atualizado em 06/12/2016 11:19

Receitas do Rio Grande do Norte: O que é sucesso na mesa do potiguar

Veja algumas das mais tradicionais receitas do Rio Grande do Norte e aproveite as dicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As receitas do Rio Grande do Norte envolvem peixes, verduras, legumes. Todas podem ser acompanhadas de macaxeira (mandioca ou aipim), arroz e batatas. Nas versões doces, receitas como tapioca são saborosas e fáceis de fazer. 

Confira 4 opções de receitas tradicionais do estado:

Receitas do Rio Grande do Norte

- Caranguejada

Para quem busca uma das receitas do Rio Grande do Norte mais exóticas, a caranguejada é uma boa escolha.

receitas-do-rio-grande-do-norte

Ingredientes:

10 Caranguejos

1 garrafa pequena de leite de coco

1 tomate e meio

½ pimentão

1 cebola roxa ou branca picada

Salsinha ou coentro a gosto

Cebolinha a gosto

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Ferva água em uma panela grande. Acrescente tomate, pimentão, a cebola e os temperos, todos picados. Acrescente o leite de coco e os carangueijos limpos e vivos. Deixe os carangueijos cozinhando até que fiquem vermelhos em algumas partes. Essa ação dura até 30 minutos. Sirva a receita em uma tábua para quebrar as cascas e saborear a carne.

- Tapioca

Ingredientes:

Farinha para tapioca

Água

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque a farinha de tapioca dentro de um recipiente e encha de água até cobrir. Deixe mais ou menos 2 dedos de água acima da massa. A mistura deve ficar de repouso de um dia para o outro. No dia seguinte, com um pano, segue a massa até que ela fique úmida. Esfarele com as mãos e passe por uma peneira. Se quiser, acrescente um pouco de sal.

Em uma frigideira quente, espalhe a farinha e faça a tapioca do tamanho que você quiser. Assim que você notar que a tapioca está desgrudando do fundo da frigideira, tire. A tapioca é uma das receitas do Rio Grande do Norte mais versáteis, porque pode ser recheada com carnes, verduras, queijo e frutas. Os recheios também podem ser doces.

- Carne de Sol à Moda Potiguar

Ingredientes:

Carne

Sal.

Modo de Preparo:

Corte as carnes em pedaços grandes. Passe sal em toda a sua volta. Coloque a carne dentro da geladeira sem tampar. Durante 3 dias, por 3 vezes, você deve virar a carne e escoar o líquido. A carne de sol é uma das receitas do Rio Grande do Norte que pode ser assada ou cozida. Complementando a receita, você pode servir a carne de sol com arroz, feijão, macaxeira ou salada.

- Feijão de Corda

O feijão de corda é saboroso e é uma das opções de receitas do Rio Grande do Norte que pode ser acompanhada por carnes ou arroz.

Ingredientes:

Meio quilo de feijão verde

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola média

Cheiro verde, coentro ou salsinha picada

Sal.

Modo de Preparo:

Escolha o feijão. Frite a cebola e a manteiga em uma panela até dourar. Coloque o feijão e o sal. Deixe cozinhar até ficar mole. Acrescente a manteiga e o cheiro verde (coentro ou salsinha). Desligue o forno no momento em que a manteiga estiver derretida.

E aí, gosta das nossas receitas e dicas de nutrição? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
pratos típicos
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ