Receitas Saudáveis

09/04/2015 08:22 - Atualizado em 03/12/2016 11:19

Receitas com café trazem sabor e aroma para sua mesa

Café não é consumido apenas como bebida, mas também em receitas para almoço e sobremesa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apenas o cheiro das receitas com café já dá um pouco mais de ânimo ao dia. Então, que tal aproveitar e pôr a mão na massa para preparar algumas delícias feitas à base do grão? Para manter a dieta em dia e não se arriscar com alimentos gordurosos, você pode preparar as refeições de formas diferentes e aproveitar os benefícios do café.

Que tal uma couve-flor assada com café espresso? Ou um pastel de banana com café e creme de avelã? Tudo é possível, fácil e delicioso. Prepare-se, pois as receitas com café vão surpreender você.

receitas com cafe

Quanto de café ingerir por dia?

Se você busca consumir café com segurança, saiba que o recomendável de cafeína por dia é até 200mg, cerca de duas xícaras. Nas receitas com café, geralmente as doses da substancia são pequenas, por isso você pode ficar tranquilo.

Quando o consumo de café é feito com moderação, ele auxilia na prevenção do câncer e na manutenção da memória, além de proteger o fígado. Rico em antioxidantes, também melhora a imunidade e combate dores de cabeça e enxaqueca. Quer saber como variar a ingestão de cafeína? Vamos às receitas!

Receitas com café para o almoço e a sobremesa

Couve-flor assada com café

Ingredientes:

- 1 couve-flor pequena

- 1 xícara de café (de preferência espresso)

- 100g de manteiga

- ½ xícara de farinha de rosca

- 50g de queijo parmesão ralado

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque a couve-flor em uma panela e cubra com água até a metade. Adicione sal e deixe cozinhar na panela com tampa por cerca de dez minutos, ou até que fique macia. Não deixe que a couve amoleça muito para não se desmanchar.

Depois de cozida, desligue o fogo e prepare a cobertura. Derreta a manteiga em uma frigideira, acrescentando o café e a farinha de rosca. Mexa tudo até que crie consistência. Depois, acrescente o sal e a pimenta a gosto.

Coloque a couve-flor em um prato refratário e cubra com a cobertura de café e farinha de rosca.
Polvilhe o queijo ralado sobre a cobertura e leve ao forno para gratinar. Deixe assando por cerca de dez minutos. Sirva logo em seguida.

Essa é uma das receitas com café que podem ser degustadas no almoço, rendendo de três a quatro porções.

receitas com cafe

Pastel de banana assado com café e avelãs

Ingredientes:

- 6 massas de pastel redondas

- 1 colher de sopa de café solúvel

- 2 bananas nanicas

- 2 colheres de sopa de creme de avelãs

- 1 gema de ovo.

Modo de Preparo:

Coloque em cada massa de pastel 1/3 de colher de creme de avelã, duas rodelas de banana e uma pitada de café solúvel. Utilize um filme plástico para fechar as massas, pressionando bem as pontas. Passe água nas extremidades para selar bem o pastel.

Passe um pincel próprio com a gema de ovo sobre as massas para dourar. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, em uma temperatura de 180ºC. Retire, sirva e aproveite.

Gostou das receitas? Conte para nós! E não esqueça que você sempre encontra novidades de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
café
pastel
couve-flor
banana

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ