Receitas Saudáveis

03/09/2015 02:00 - Atualizado em 20/11/2016 08:53

Receita: Sopa de berinjela tem poucas calorias

A sopa é uma opção leve, saudável e nutritiva para as refeições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal uma refeição mais leve e saudável para os dias mais frios? A sopa de berinjela é uma ótima opção para quem está querendo perder peso, pois, além de ser pobre em calorias, é rica em nutrientes e propriedades que ajudam no emagrecimento.

Existem diversas versões de sopa de berinjela que garantem os benefícios do vegetal, que é fonte de fibras, cálcio e ferro, entre outros nutrientes. Com isso, seu consumo auxilia o funcionamento do intestino e protege o sistema digestivo, melhorando também a circulação sanguínea e a saúde dos ossos e reduzindo os níveis de colesterol ruim.

Além de possuir baixo índice glicêmico e pequena quantidade de carboidratos, ainda contém bioflavonoides, que ajudam no controle da pressão arterial, agem positivamente sobre o sistema nervoso, previnem coágulos sanguíneos e fortalecem os cabelos.

sopa de berinjela

Sopa de berinjela com tomate

Ingredientes:

- 1 berinjela grande cortada em pequenos pedaços

- 2 dentes de alho socados ou processados

- 1 cebola pequena picada

- 1 colher de chá de azeite de oliva

- 2 caldos de galinha light

- 2 tomates sem pele, sem semente e cortados em pequenos pedaços

- 1 pitada de pimenta-do-reino

- 1 colher de chá de molho inglês.

Modo de Preparo:

Antes de começar a preparar a sopa de berinjela, preaqueça o forno a 350 graus e forre uma assadeira com papel-alumínio. Salpique o alho sobre o papel e ponha um quarto da colher de chá de azeite de oliva por cima. Distribua a berinjela pela assadeira, deixe assar de 30 a 40 minutos e reserve.

Saiba Mais
Varie o cardápio com 2 receitas de berinjela recheada
Quibe de berinjela é receita saudável e com poucas calorias
Farinha de berinjela é inimiga do colesterol

Numa panela, coloque uma colher de sopa de azeite de oliva e adicione a cebola, deixando cozinhar por cerca de cinco minutos. Acrescente o caldo de galinha light e, em seguida, ponha a berinjela que estava reservada, o tomate e a pimenta-do-reino. Deixe ferver e reduza a fogo médio, assim cozinhando por mais 40 minutos.

Depois de cozido, leve ao liquidificador e processe até obter consistência homogênea. Retorne a mistura para a panela e tempere a gosto. Cada porção dessa sopa possui cerca de 117 calorias.

Sopa de berinjela com iogurte

Ingredientes:

- 1 berinjela grande cortada em pequenos pedaços

- 1 dente de alho socado ou processado

- 1 cebola média cortada em pequenos pedaços

- 300ml de iogurte grego ou desnatado

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

- 1 pitada de sal

- 2 folhas de louro

- 300ml de água.

Modo de Preparo:

Numa panela, coloque o azeite, o alho e a cebola. Refogue. Adicione a berinjela e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, sempre lembrando de mexer. Acrescente o sal e a água e aguarde ferver. Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos, mais ou menos.

Retire a mistura do fogo e bata no liquidificador até formar uma massa homogênea. Retorne para a panela, acrescente o iogurte grego e mexa, Quando estiver quente, está pronto para servir. Cada porção da sopa de berinjela possui em torno de 110 calorias.

Que tal experimentar essas receitas nutritivas? Depois nos conte o que achou! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita de sopa
iogurte grego
benefícios da berinjela
cardápio saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ