Receitas Saudáveis

23/07/2014 11:30 - Atualizado em 10/12/2016 11:58

Receita saudável: aprenda como preparar um torresmo light

Com adaptação básica, torresmo light pode ser feito sem tanta gordura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você gosta de comer aquele torresminho, mas evita por causa da gordura e valor calórico que ele contém? Então saiba como fazer um torresmo light para poder comer sem culpa.

Como preparar o torresmo light

É difícil preparar alimentos fritos sem se preocupar com a quantidade de gorduras que está ingerindo, principalmente as trans. E até mesmo comprando no mercado, pois os alimentos industrializados cada vez contêm mais esse tipo de gordura. 

Foto: Shutterstock

Torresmo light é alternativa ao torresmo frito. Foto: Shutterstock

A solução é buscar por outras formas de preparo do alimento, sem que seja com fritura. No caso do torresmo, você pode prepará-lo de uma maneira diferente, que fique mais leve e sem perder o sabor e o aspecto crocante.

Aprenda como conseguir esse resultado preparando um torresmo light em poucos minutos:

Receita

Ingredientes dos quais você vai precisar:

500 g de toucinho ou barriga de porco gordo
1,5 litros de água
Sal a gosto
1 panela de tamanho médio
Papel toalha

Veja como preparar o torresmo light:

Aprenda passo a passo:

 - 1: Antes de começar, você deve escolher a peça. Para conseguir torresmos mais leves, opte por barrigas de cor mais clara, rosadas e com bastante gordura. Já para a panela, prefira as que são feitas de alumínio ou de ferro, que concentram melhor o calor.

- 2: Depois você deve retirar toda a carne da barriga e cortar a banha em cubos bem pequenos, de aproximadamente 2 centímetros. Em seguida, lave bem os pedaços de barriga cortados e coloque em uma panela média, despeje a água e coloque no fogo alto para cozinhar. Deixe por cerca de 30 minutos.

- 3: Após passar pelo processo de cozimento, deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos, ou estar frio a ponto de você conseguir pegar na mão.

- 4: Com uma faca bem afiada, retire somente o couro, e deixe a gordura. Separe o couro para jogar fora no lixo.

- 5: Corte o que sobrou em tiras grossas e coloque em um recipiente. Tempere com um pouco de sal leve ao forno à gás ou elétrico.

- 6: Deixe no forno até dourar. Retire e escorra bem a gordura, depois coloque os torresmos em uma folha de papel toalha.

Por que o torresmo light é melhor

O resultado dessa receita é um torresmo light mais leve do que o tradicional, que é frito. A fritura do alimento acaba concentrando um valor muito alto de gordura. É indicado que o consumo de gorduras trans seja o menor possível, não passando de 2g diárias, pois ela pode fazer muito mal para a saúde.

Entre os prejuízos da gordura trans, estão: aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que eleva as chances de doenças do coração; a diminuição do colesterol bom (HDL), que ajuda na prevenção de problemas cardíacos; o aumento dos triglicérides do sangue; o bloqueio na produção de gorduras saudáveis no corpo; e aumento da gordurinha localizada, já que ela se acumula no corpo exatamente onde já tem maior estoque de gorduras.

Você gosta faz parte das pessoas que adora torresmo? O que você achou desta idéia? Deixe o seu comentário.

TAGS
sem fritura
menos calorias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ