Receitas Saudáveis

17/09/2014 10:30 - Atualizado em 07/12/2016 06:59

Receita de caldo verde light tem apenas 185 calorias. Veja como fazer

O caldo verde light é uma receita portuguesa especial para os dias mais frios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O caldo verde é uma sopa típica portuguesa, considerada a mais famosa vinda deste país. Ela tem cor predominantemente verde, já que a couve é o seu ingrediente principal. Apesar do caldo verde light ser tradicionalmente pouco calórico, algumas receitas podem conter uma quantidade maior de calorias e gorduras - com a adição de bacon ou linguiças.

caldo-verde-light


Uma receita especialmente saborosa para os dias de frio, o caldo verde light é extremamente fácil de preparar. Para quem ainda não tem muita experiência, sopas em geral são fáceis e não costumam acarretar grandes erros. Siga a receita a risca e descubra que nem sempre cozinhar pode ser um bicho de sete cabeças.

Servidos como entradas no mundo inteiro, no Brasil os pratos de sopa são conhecidos como prato principal. Se você preferir incrementar a receita, torre pães e sirva como acompanhamento. Queijo ralado também pode acrescentar um ótimo sabor a receita, mas lembre-se de não exagerar - o uso excessivo pode mascarar o sabor original da receita.

Existente desde sempre - data-se que o homem, desde os seus primórdios, cozinhava carnes e vegetais que foram retirados da natureza em água -, a sopa possui a vantagem de reter os nutrientes dos ingredientes no seu caldo, sendo então bastante saborosas e nutritivas.

Informações nutricionais do caldo verde light

Nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, a receita original tem 228 calorias por prato, enquanto a versão light tem apenas 185 calorias. O caldo verde light tem tempo de preparo de 30 minutos e rende quatro porções. Nessa receita, as mudanças são sutis, mas deixam a opção mais saudável: foram substituídos a margarina e a calabresa por margarina light e peru light.

Acompanhe a receita de caldo verde light e descubra como se inspirar na gastronomia portuguesa para encantar seus amigos e familiares.

Caldo verde light

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de soja ou canola
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
3 chuchus médios descascados e cortados em cubos
1 litro de água fervente
1 molho de couve manteiga cortado em tirinhas finas
10 fatias de peito de peru cortadas em cubos
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela óleo, alho e cebola. Refogue até que fiquem transparentes. Junte a receita o chuchu, um pouco de água e a batata. Coloque sal a gosto. Analise, e quando a batata estiver cozida, desligue o fogo e bata os ingredientes no liquidificador. Coloque novamente em uma panela, esquente, espere ferver e adicione a couve fatiada. Adicione mais sal se necessário. No momento de servir o caldo verde light, acrescente o peito de peru cortado em cubos.

Gostou? Comente aqui embaixo e curta a página Vivo Mais Saudável!

TAGS
sopa
alimentação saudável
receita portuguesa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ