Receitas Saudáveis

06/10/2015 01:43 - Atualizado em 02/01/2017 11:40

Receita caseira: Faça batata recheada com bacalhau

A receita é uma opção saudável e nutritiva para o almoço.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é daqueles que procuram receitas práticas e únicas? Pois a batata recheada com bacalhau pode ser uma ótima opção. O peixe é rico em ômega 3, garantindo uma refeição saudável e mais leve.

Vários recheios

Esta é apenas uma sugestão, claro. A base da batata, bem rápida de fazer, pode ser incrementada com outras opções de molhos e recheiosVale apostar em frango desfiado com molho vermelho, bacon acebolado, carne seca ou legumes, por exemplo.

O que vale é controlar os nutrientes e as calorias do prato. Por isso, para garantir aquela consistência cremosa e suculenta sem pesar demais na balança, a sugestão é usar ricota. O queijo pode ser substituído também por cottage sem lactose. 

batata recheada com bacalhau

Batata recheada com bacalhau

O bacalhau contém minerais, vitaminas e colesterol praticamente zero. Veja como preparar a batata recheada com esse peixe saudável. 

Ingredientes:

- 1kg de batata cozida

- 250g de bacalhau dessalgado cozido

- 200g de creme de soja

- 5 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 cebola e ½ cortada

- 2 dentes de alho

- 10 colheres de sopa de creme de ricota

- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

- 100g de milho-verde

- ⅛ de colher de chá de molho de pimenta caseiro

- ¼ de colher de chá de noz-moscada ralada

- ¼ de colher de chá de pimenta-do-reino

- 2 colheres de sopa de salsa inteira

- 4 colheres de sopa de leite desnatado.

Saiba Mais
Faça um bolo de batata saudável e nutritivo
Vovó estava certa: Conheça os benefícios do óleo de fígado de bacalhau
Aliada dos diabéticos: Conheça os benefícios da batata yacon

Modo de Preparo:

Lave as batatas. Corte uma tampa transversal em cada uma. Com a ajuda de uma colher, retire o miolo. O buraco criado deve ser grande o suficiente para comportar o recheio de bacalhau. Guarde o que foi retirado em uma vasilha. Preaqueça o forno a 220 graus.

Para o purê, Passe o miolo das batatas em um espremedor. Depois, leve o conteúdo a uma panela. Acrescente cinco colheres de creme de ricota, o leite, a noz-moscada, o azeite, a pimenta e o sal. Misture até que todos os ingredientes estejam perfeitamente homogêneos. Reserve.

Numa panela, refogue a cebola e o alho com quatro colheres de sopa de azeite. Em seguida, adicione o bacalhau, o creme de soja, o milho escorrido, a noz-moscada, a pimenta-do-reino e a salsa. Espere cozinhar por mais ou menos cinco minutos.

Chegou a hora da montagem. Primeiro, separe as batatas. Recheie cada uma com uma colher de sopa do refogado de bacalhau. Com a ajuda de um saco de confeiteiro, crie duas camadas de purê. Entre elas, mais uma colherada de bacalhau.

Finalize com meia colher de sopa de creme de ricota e queijo ralado. Leve ao forno por 30 minutos. Quando a batata recheada estiver douradinha, retire e sirva ainda quente.

Gostou da receita? Tem mais alguma dica de como preparar a batata recheada? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do bacalhau
receita salgada
almoço
batata ao forno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ