Receitas Saudáveis

08/09/2014 05:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:20

Quibe de berinjela é receita saudável e com poucas calorias

Quibe de berinjela pode ser adotado por quem quer perder peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A berinjela é famosa por sua atuação no combate ao colesterol. Por esse motivo, muitas pessoas adotam o vegetal em sua dieta.

Mas a berinjela promove outros benefícios à saúde. Composta por muitos nutrientes e vitaminas importantes, ela pode figurar em qualquer disciplina alimentar que busque a redução do peso ou a manutenção da boa forma. Então, que tal aprender uma receita de quibe de berinjela, saboroso e saudável?

quibe-de-berinjela

Por que adotar o quibe de berinjela

A berinjela contém elementos muito interessantes para o organismo:

- Magnésio e o cálcio: benéficos para ossos e dentes

- Zinco: atua diretamente no sistema imunológico

- Potássio: responsável pela contração muscular e metabolização das proteínas ingeridas

- Vitamina B1: age na função metabólica relacionada a carboidratos e gorduras

- Vitamina B2: responsável pela transformação de gorduras, proteínas e carboidratos

- Vitamina C: facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.

Mas não é só isso. A berinjela contém ainda fenóis que agem como antioxidantes. Essas substâncias possuem atividade anti-inflamatória para evitar que as plaquetas sanguíneas se aglomerem. E ainda inibe a ação dos radicais livres no organismo para proteger as moléculas de DNA e prevenir processos carcinogênicos.

Para incorporar o vegetal na dieta com muito sabor, uma dica de receita é o quibe de berinjela. Consiste em uma receita fácil de cerca de 280 calorias – contra 360 da versão original do quibe. Além disso, o quibe de berinjela é uma excelente opção para quem quer um prato elaborado e ao mesmo tempo simples: basta uma salada de folhas verdes para complementar o prato e a refeição está pronta.

Como fazer o quibe de berinjela

Ingredientes:

- 300 gramas de trigo para quibe

- 3 berinjelas médias

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho

- Hortelã a gosto

- Cheiro verde a gosto

- Sal e pimenta a gosto.

O recheio é preparado com 200 gramas de queijo mussarela – que pode ser substituído por ricota, caso almeje-se uma redução de calorias –, um tomate picado sem sementes, tomates secos picados e azeitonas verdes picadas a gosto.

Modo de Preparo:

O preparo do seu quibe de berinjela é muito fácil. Basta misturar todos os ingredientes do recheio e deixar reservado. Após isso, lave o trigo e deixe-o de molho por cerca de uma hora. Após esse tempo, escorra a água e amasse bem o trigo. Cozinhe as berinjelas fatiadas em água com sal até que as mesmas fiquem macias. Esprema bem e bata no processador junto com a cebola e os dentes de alho até formar uma pasta. Despeje na vasilha com trigo e tempere com hortelã, cheiro verde, sal e pimenta. Mexa bem até ficar homogêneo.

Coloque metade do quibe num refratário untado com azeite e aperte com as mãos para assentar. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Aperte bem e faça cortes em diagonais com uma faca. Regue com mais um fio generoso de azeite e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 30 minutos ou até que fique ligeiramente corado nas bordas. Se quiser o quibe mais úmido, asse coberto com papel alumínio.

Gostou da matéria? Comente o que achou! Quer mais? Curta a página do Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
alimentação saudável
receita
saúde
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ