Receitas Saudáveis

04/02/2016 06:00 - Atualizado em 10/12/2016 04:11

Prepare uma esfirra aberta supersaudável

O lanche cai bem a qualquer hora do dia e pode ser recheado de diversas maneiras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A esfirra aberta é um dos pratos mais marcantes do Oriente Médio. Tradicional na Síria e no Líbano, a massinha de pão recheada com carnes e queijo é supersaudável. Ou seja, é ideal para quem está de olho na balança. A seguir, confira como preparar uma versão sem lactose e sem glúten, perfeita para o lanche.

esfirra aberta de frango

Como fazer a esfirra aberta

Essa versão de esfirra aberta é preparada com ingredientes fáceis de encontrar. Você pode deixar a massa pronta e congelada para o momento em que bater aquela fome. Com apenas 30 minutinhos de forno você aproveita um dos clássicos da culinária mundial. Veja como fazer:

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de arroz

- 1 xícara de polvilho doce

- 1 colher de chá de CMC

- 3 ovos caipiras

- 1 envelope de fermento biológico seco

- ½ xícara de água morna

- 1 colher de chá de vinagre de maçã

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de azeite.

Modo de Preparo:

Junte o fermento, a água e o açúcar em uma tigela. Cubra com plástico filme e aguarde 20 minutos. Coloque a farinha de arroz, o polvilho doce, o CMC, os ovos, o vinagre de maçã, o sal e o azeite em uma vasilha. Misture com a ajuda de uma colher. Adicione o conteúdo da outra tigela e mexa bem. Deve virar uma massa mole e grudenta.

Unte uma forma com óleo e enfarinhe. Umedeça as mãos e separe uma boa quantidade de massa. Enrole e forme uma bola. Espalhe todas as bolinhas sobre a forma. Pressione com a palma da mão e tente deixar as bordas mais altas. Leve para o forno desligado por aproximadamente 30 minutos para dobrar de tamanho.

Retire a forma do forno. Aqueça o aparelho em temperatura média. Leve as esfirras para assar por 15 minutos. Retire e recheie com o que preferir. Asse mais 15 minutos. Fique de olho: a massa não deve dourar demais. Remova e sirva ainda quente.

Recheios saudáveis para a esfirra aberta

São muitos! Você pode optar por frango desfiado e temperado com cebola e alho. Hmmm… Já quem não abre mão de um queijinho pode picar pedaços cozidos de brócolis e misturar com cottage zero lactose. A versão de carne moída pode ser incrementada com cenoura e couve-flor picadinha. Enfim, o importante é escolher um recheio saudável e que se encaixe nos seus gostos pessoais.

Tem alguma sugestão para rechear a esfirra aberta? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
sem lactose
culinária árabe
lanche

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ