Receitas Saudáveis

02/12/2015 03:28 - Atualizado em 05/12/2016 08:39

Prepare goma de tapioca na sua cozinha

A goma de tapioca caseira leva apenas com polvilho, sal e água. Veja como fazer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que a goma de tapioca virou mania dos amantes da culinária saudável, isso não é novidade. Ela é divulgada nas redes sociais das musas fitness como a salvadora da dieta, podendo ser recheada com ingredientes levinhos, como atum, frango desfiado, ovos mexidos e até salada.

Ingrediente clássico da gastronomia nordestina, a goma é encontrada em supermercados de todo o Brasil. Também é possível prepará-la em casa - basta ter um pouco de paciência. Confira o passo a passo e descubra ainda algumas opções saborosas de recheio para sua tapioca.

goma de tapioca

Goma de tapioca caseira

Tenha paciência! A versão caseira da goma de tapioca fica pronta em mais ou menos sete horas. Ela deve ser conservada na geladeira por até uma semana.

Ingredientes:

- 500g de polvilho

- 2 colheres de chá de sal

- 1 litro de água.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente. Com uma colher, desfaça os grumos do polvilho e espere aproximadamente cinco horas. Assim que o líquido da mistura estiver transparente, escorra.

Coloque um pano limpo e seco sobre o polvilho. Aguarde uma hora para que toda a umidade seja absorvida. Fique de olho: quando a goma perder o brilho, estará pronta. Troque o pano se ele estiver muito molhado.

Por último, esfarele a goma de tapioca com as mãos e peneire. Reserve em um pote fechado e leve para a geladeira.

[[saiba_mais]]

Recheios para a goma de tapioca

Tudo depende do seu gosto. É claro, vale apostar naquelas versões mais gordinhas, mas só de vez em quando. Durante a semana, as melhores opções ainda são as que contribuem para a dieta. O frango desfiado, número 1 dos marombas, é sempre uma boa dica. Rico em proteínas e pobre em gorduras, ele mantém você em forma para o verão.

Agora, se você não abre mão de um docinho, pode investir na pasta de amendoim integral. Ela vai bem com banana amassada e pedacinhos de castanha. Esse, inclusive, é um ótimo pré-treino para quem quer mais energia. Lembre-se, porém, que a banana é rica em frutose, um açúcar natural. Nada de açucarar a receita!

A calda de chocolate, para nenhum viciado em sobremesa botar defeito, pode ser preparada com whey protein. Para fazer a sua, basta misturar um pouco de água com a proteína do soro do leite. Essa opção pode ser servida por cima ou rechear a goma de tapioca junto com pedaços de morango. Fica uma delícia!

Que outras opções de tapioca você sugere? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cardápio saudável
lanche
dieta
sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ