Receitas Saudáveis

27/11/2015 03:29 - Atualizado em 01/12/2016 10:22

Prepare bolo de castanha-do-pará em casa

A castanha é rica em selênio e outros minerais que contribuem para uma dieta saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O bolo de castanha-do-pará é rico em gorduras benéficas para a saúde. Capaz de combater os radicais livres, agentes do envelhecimento precoce das células, essa delícia é light e aumenta a saciedade. Ou seja, também acaba com a fome fora de hora e mantém você firme na dieta. Confira a receita.

bolo de castanha-do-para

Receita: Bolo de castanha-do-pará

É uma delícia! O bolo de castanha-do-pará fica pronto em apenas 40 minutos. Se você quiser deixar a receita ainda mais saudável, substitua o açúcar por adoçante para forno e fogão. O açúcar de confeiteiro também pode ser trocado por pequenas castanhas quebradas. Aposte numa bela decoração e surpreenda na cozinha.

Ingredientes:

- 4 gemas de ovo

- 3 claras

- 1 xícara de açúcar

- 1 xícara de leite

- ½ colher de chá de canela em pó

- 300g de ricota fresca

- 2 colheres de sopa de amido de milho

- 300g de castanha-do-pará moída

- Açúcar de confeiteiro para decorar.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 145 graus Celsius por aproximadamente 25 minutos. Unte uma forma com um pouco de óleo e forre com papel-manteiga. Espalhe óleo novamente e polvilhe farinha de trigo.

No liquidificador, bata as gemas, o açúcar, o leite, a canela em pó e a ricota até que virem um creme homogêneo. Em seguida, junte o amido de milho e a castanha-do-pará.

Bata as claras em neve na batedeira. Quando estiverem prontas, misture delicadamente à massa. Despeje tudo na forma untada e leve para o forno. Asse por mais ou menos 30 minutos. Assim que estiver dourado e firme, retire do forno e aguarde até que esfrie.

Quando o bolo de castanha-do-pará estiver em temperatura ambiente, desenforme com cuidado e polvilhe açúcar de confeiteiro ou castanhas quebradas. Bom apetite!

Saiba Mais
Castanha de baru é saborosa e fortalece o sistema imunológico
Leite de castanha: Sem glúten, lactose e pouca gordura
Conheça os principais benefícios da castanha de caju

4 benefícios da castanha-do-pará

1. Ela contém altos níveis de vitamina E, substância que auxilia no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento celular

2. É rica em selênio, mineral antioxidante que ajuda a produzir e regular os hormônios da tireoide

3. Fonte de cálcio e magnésio, ajuda no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como osteoporose

4. Fornece ainda gorduras boas, que auxiliam no combate ao colesterol "ruim" (LDL) e potencializam a produção do "bom" (HDL).

Apesar de vantajoso, o consumo da castanha deve ser moderado. Ela é bastante gordurosa. Calcula-se que quatro unidades tenham aproximadamente 105 calorias.

Gostou da receita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo light
selênio
dieta
radicais livres

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ