Receitas Saudáveis

07/06/2015 12:22 - Atualizado em 29/11/2016 06:16

Prepare 3 receitas com frutas do Nordeste

As frutas do Nordeste são ricas em vitamina C e atuam no sistema imunológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com poucas calorias, ricas em vitamina C e cheia de benefícios para o organismo. Assim são as frutas do Nordeste. Bastante populares nessa região do Brasil, alimentos como a mangaba, a graviola e o caju são bons aliados em uma dieta saudável.

As frutas do Nordeste podem ser consumidas em forma de suco, em chás e doces saudáveis e até mesmo em geleias. A seguir, aprenda três receitas e confira os benefícios desses alimentos.

frutas do nordeste

Consuma frutas do Nordeste em sua dieta

Cada 100 gramas de mangaba têm cerca de 65 calorias. Porém, tenha cuidado ao escolher a fruta. Quando ainda está verde, ela possui um suco leitoso tóxico. O ideal é não retirar o fruto da árvore, mas deixá-lo cair naturalmente. Ainda assim, consuma somente quando ele tiver uma cor amarelada com manchas vermelhas.

A mangaba é rica em vitamina C e auxilia no controle do colesterol e da hipertensão. O chá da folha da fruta também pode ajudar em casos de gripes e resfriados, devido à grande concentração da vitamina. Veja a seguir uma receita de geleia de mangaba.

Geleia de mangaba

Ingredientes:

- 500g de polpa de mangaba

- 100g de açúcar cristal

- Suco de 1 limão.

Modo de Preparo:

Misture a polpa e o açúcar em uma panela. Junte o suco de limão. Deixe repousar por duas horas.

Leve a mistura a fogo alto por aproximadamente 15 minutos e vá mexendo. Retire a espuma que se formar na superfície. Baixe o fogo e cozinhe até a geleia ganhar ponto.

Retire do fogo ainda quente e guarde em um pote. Espere esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Ricas em vitamina C

Outras frutas do Nordeste também garantem a ingestão de vitamina C. A graviola, por exemplo, auxilia na eliminação das toxinas do corpo e mantém a pele macia e suave. Também possui ação anti-inflamatória e pode ajudar na redução de acne e furúnculos.

Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 miligramas de cálcio, 28 miligramas de fósforo e 26 miligramas de vitamina C. Confira uma receita de smoothie com a fruta.

Smoothie de graviola

Ingredientes:

- ½ quilo de polpa de graviola

- 1 xícara e ½ de leite

- 5 colheres de sopa de açúcar

- Suco de um limão

- Gelo picado.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficarem homogêneos. Esse smoothie deve ser servido gelado.  

Doces e saudáveis

Cerca de 100 gramas da polpa do caju possuem aproximadamente 200 miligramas de vitamina C, que é um antioxidante essencial para a absorção de ferro e também melhora o sistema imunológico.

A castanha do caju também é bastante usada, principalmente em doces e outras receitas. Veja a seguir como preparar um saudável bolo de cacau e castanha de caju.

Bolo de cacau e castanha

Ingredientes da Massa:

- 300ml de água quente

- 20ml de óleo de coco

- 75g de farinha de arroz

- 100g de castanha de caju triturada

- 100g de açúcar mascavo

- 2 ovos

- 10g de fermento em pó

- 100g de cacau em pó

- 3ml de essência de baunilha.

Ingredientes da Calda:

- ½ barra de chocolate meio amargo

- 25ml de água morna.

Modo de Preparo:

Peneire as gemas dos ovos e bata-as no liquidificador com as claras e a essência de baunilha. Acrescente a castanha e bata mais um pouco. Junte a farinha, o açúcar, o cacau e o fermento. Misture o óleo de coco e a água.

Em seguida, unte uma forma de silicone com um pouco de óleo de coco e leve o bolo ao forno preaquecido em 160°C por 30 minutos. Para saber se está no ponto, finque um palito de dente, que deve sair limpo.

Desenforme o bolo morno e coloque a calda de chocolate. Polvilhe a castanha de caju triturada. Para fazer a calda, basta derreter cerca de dez quadradinhos de chocolate no micro-ondas e acrescentar a água morna aos poucos, até dar o ponto desejado.

Gostou das receitas com frutas do Nordeste? Deixe seu comentário! E lembre-se que sempre há dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mangaba
graviola
caju
doces saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ