Receitas Saudáveis

26/06/2015 08:21 - Atualizado em 01/12/2016 09:22

Pizza de tapioca é opção para inovar no cardápio

Substituta do pão e livre de glúten, a pizza de tapioca é alternativa saudável aos alimentos gordurosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cada vez mais popular e utilizada em dietas, a tapioca é mais uma opção livre de glúten, o que explica o seu sucesso não apenas no cardápio de celíacos, mas também de quem quer uma refeição leve e saudável. Extraído da fécula da mandioca, o alimento pode ser consumido sem culpa como alternativa para massa em uma pizza de tapioca.

A tapioca é rica em ferro, vitamina C e magnésio, nutrientes essenciais para proteger os ossos, o coração e controlar a pressão sanguínea. Que tal inovar o cardápio com quatro receitas de pizza de tapioca?

pizza da tapioca

4 receitas de pizza de tapioca

Para fazer a pizza de tapioca, não há mistério. Basta espalhar três colheres de sopa da goma da tapioca por toda a extensão de uma frigideira no fogo. Espere alguns minutos, até que ela comece a descolar nos cantos. Em seguida, vire o lado e espere cerca de dois minutos.

A massa estará pronta quando ficar soltinha e consistente. A seguir, veja quatro opções de recheio para a pizza de tapioca.  

Pizza de tapioca com manjericão

- Molho de tomate

- Queijo mussarela light

- Orégano

- Folhas frescas de manjericão.

Com linhaça, ovo e tomate

- 1 colher de sopa de semente de linhaça

- 1 ovo

- 1 tomate picado

- Orégano, azeite e sal a gosto.

Dica da receita: prepare o ovo mexido junto ao tomate, orégano e azeite e acrescente sal. Nessa receita, você deve preparar a massa da tapioca misturada à linhaça.

Frango e salada

- 2 colheres de sopa de frango grelhado cortado em cubos

3 tomates cereja cortados em rodelas

- 4 azeitonas pretas picadas

- 1 folha de alface picado.

Morango e chocolate

- 4 morangos pequenos picados

- 25g de chocolate amargo derretido.

Pizza de tapioca na dieta

Apesar dos benefícios, o consumo da tapioca é recomendado apenas para substituir uma refeição por dia ou em substituição ao pão. Duas colheres da farinha possuem 70 calorias. Veja abaixo quatro motivos para incluir a pizza de tapioca na dieta.

É pouco calórica

Uma porção de 50 gramas de tapioca equivale a metade das calorias de duas fatias de pão. Ou seja, uma pizza de tapioca pode ser bem menos calórica do que um sanduíche.

É prática

Preparar a massa para a pizza de tapioca demora menos de cinco minutos. Basta peneirar uma porção de goma de tapioca e colocar na frigideira sem adição de azeite. É a opção ideal para quem está sem tempo, mas deseja comer algo saudável.

Ajuda a emagrecer

Livre de glúten, a farinha da tapioca é digerida com mais facilidade pelo organismo e concede sensação de saciedade. Se você consumi-la corretamente, pode ser uma grande aliada na perda de peso e gordura localizada.

Possui baixos valores de sódio

Por ser originária da fécula da mandioca, a tapioca possui baixo teor de sódio quando comparada aos alimentos industrializados, como biscoitos, pães, bolos e pizzas congeladas.

Viu como é possível comer bem e de forma saudável? Curiosa para experimentar a receita? Deixe um comentário! E se mantenha ligada nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tapioca
lanche saudável
dieta
calorias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ