Receitas Saudáveis

30/04/2015 02:19 - Atualizado em 25/11/2016 09:41

Pizza com anchovas: Aprenda essa e outras receitas saudáveis

Conheça os benefícios desse alimento e deixe a dieta muito mais saborosa e saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de pequenas no tamanho, as anchovas têm uma lista extensa de benefícios. Pele, olhos e coração são apenas algumas das áreas que esse importante alimento beneficia. Apesar de não serem a primeira opção de lanche de muita gente, vale levar em conta seus importantes nutrientes e tentar combiná-las com outros alimentos, encontrando a melhor receita.

As anchovas são ricas em ferro, potássio, fósforo, cálcio, selênio e vitaminas A, E e D. A ingestão regular do peixe contribui na prevenção de uma série de doenças. Confira todos as vantagens e não deixe de inserir esse alimento na sua dieta!

anchovas

Alimentação saudável com anchovas

Que tal substituir a carne da sua refeição pelas anchovas? Elas são fonte abundante de ácidos graxos poli-insaturados, que auxiliam na redução do colesterol ruim, ou seja, tornam-se um grande aliado na saúde cardiovascular.

Além disso, a proteína das anchovas é muito importante para reparar o tecido celular conjuntivo e contribui para o ganho de massa muscular. Já para quem busca uma pele mais bonita e saudável, os pequenos peixes também são ótima opção. Devido à vitamina E e ao selênio, podem diminuir a incidência de rugas e retardar o envelhecimento precoce.

Com esta boa fonte de cálcio, seus dentes e ossos também serão beneficiados, assim como seus olhos. A vitamina A auxilia a manter uma boa visão e previne doenças na região.

Mesmo o alimento enlatado traz benefícios para o organismo. Por ser um peixe pequeno, a anchova tende a ser menos contaminada pelos metais pesados. Porém, fique de olho na quantidade de sódio. Procure sempre pelo peixe fresco, pois ele terá o maior valor nutricional. Deixe a versão enlatada para os dias mais corridos.

A anchova grelhada é muito simples de fazer, basta salgar a gosto e dourar dos dois lados em uma frigideira antiaderente. Além de combiná-la com outras receitinhas deliciosas, confira mais duas delícias que levam anchovas nos ingredientes.

anchovas

Pizza de escarola e anchovas

Ingredientes da Massa:

- 50g de fermento biológico fresco

- 1 colher de chá de açúcar

- 1 colher de chá de sal

- 1 ovo

- 3 colheres de sopa de óleo

- 1 xícara de água morna

- 3 xícaras de farinha de trigo.

Ingredientes do Recheio:

- 100g de filé de anchovas

- 18 azeitonas pretas

- 3 colheres de sopa de azeite

- 2 pés de escarola cozidos e picados

- 2 tomates

- 2 dentes de alho picados

- 1 cebola picada

- Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o fermento, o açúcar e o sal e misture bem. Acrescente o ovo, o óleo e a água. Misture novamente. Junte a farinha, sove e divida a massa em duas partes. Deixe crescer por 20 minutos.

Para o recheio, pegue uma panela e doure o alho e a cebola no azeite. Acrescente a escarola e refogue por mais cinco minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Abra a massa com um rolo e divida em seis discos. Bata os tomates com sal no liquidificador e forre a massa. Cubra com metade da escarola refogada. Coloque os filés de anchova por cima, a escarola restante e orégano salpicado. Decore com as azeitonas.

Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos. Retire e sirva.

anchovas

Bruschetta de tomate com anchova

Ingredientes:

- 6 filés de anchova em conserva

- 6 azeitonas pretas picadas

- 6 fatias de pão italiano

- 3 tomates italianos bem vermelhos

- 3 colheres de sopa de azeite

- 2 dentes de alho picados

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Folhas de manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

Use metade do azeite e espalhe sobre as fatias de pão. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno médio, preaquecido, para dourar. Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Pique em cubinhos pequenos e misture com o alho e a azeitona.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. Distribua o tomate temperado sobre as fatias de pão grelhadas e, sobre cada uma, coloque um filé de anchova e as folhas de manjericão, num arranjo harmônico. Sirva em seguida.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E lembre-se que sempre tem novidade de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
peixe
pizza
entrada
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ