Receitas Saudáveis

26/03/2015 01:43 - Atualizado em 06/12/2016 07:57

Pasta de ricota pode ser o curinga da sua cozinha

A ricota combina com lanches doces e salgados, além de trazer benefícios à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está em busca de uma alimentação mais leve? Cansou de utilizar margarina ou maionese no sanduíche? A pasta de ricota é uma excelente opção para variar o cardápio.

Extraída do soro do leite, a ricota é um queijo mais pobre em gordura, quando comparado a outros, como o lanche e o suíço. Em 50g, há apenas 70kcal. Ela se diferencia também por fortalecer os dentes e os ossos, em função da riqueza de cálcio. É, ainda, recomendada para quem deseja aumentar a massa muscular.

Quer incluir a pasta de ricota na sua dieta? Conheça receitas e seus benefícios.

pasta de ricota

Para que a pasta de ricota é boa?

Além do baixo valor calórico, a ricota é um alimento bastante versátil, que rende receitas doces e salgadas. Entre seus benefícios, está a presença de aminoácidos e proteínas que facilitam a digestão. Vitaminas A, B, D e E também estão presentes, bem como os minerais selênio, zinco, iodo, potássio e fósforo.

Doenças como a osteoporose podem ser prevenidas com o consumo da ricota, já que ela é riquíssima em cálcio. Pesquisas da Universidade de Harvard recomendam que cada pessoa deve consumir, pelo menos, 0,8g de proteína por quilo do peso corporal. Uma porção de meia xícara da ricota semidesnatada possui mais de 14g.

No entanto, a pasta de ricota ou o queijo sozinho não são indicados para qualquer pessoa. Diabéticos podem ter os níveis de glicose aumentados em função da alta dosagem de lactose. Além deles, pessoas com intolerância à substância também não devem consumir o queijo. Em 100g, podem estar presentes de 3g a 5g de lactose.

Prepare uma pasta de ricota

Ingredientes:

- 1 ricota (com ou sem sal)

- 1 caixa de creme de leite

- ½ xícara de leite morno

- Cebolinha, salsa e coentro a gosto.

Modo de Preparo:

Amasse bem a ricota com um garfo e misture com o creme de leite até criar consistência cremosa. Depois, pique a salsa, o coentro e a cebolinha e adicione ao leite. Misture tudo para fazer a pasta de ricota.

Pronto, agora é só servir. Mas você sabia que também é possível fazer uma receita de brigadeiro light com pasta de ricota? Confira.

Brigadeiro light com ricota

Ingredientes:

- 150g de pasta de ricota (sem adição de sal e condimentos)

- 5 colheres de sopa de leite em pó integral

- 3 colheres de sopa de chocolate em pó

- 5 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:

Misture o pasta, o leite em pó, o chocolate e o açúcar em uma panela. Mexa bem, até que todos os ingredientes estejam consistentes. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a soltar da panela, desligue o fogo. Pode ser consumido quente ou frio.

Tanto a pasta quanto o brigadeiro podem ser consumidos puros ou com lanches. No pão, na torrada ou em biscoitos, eles dão o complemento ideal. Além dos inúmeros benefícios, você pode adicionar gosto aos alimentos com essas receitas simples.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ricota
brigadeiro light
proteína
queijo magro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ