Receitas Saudáveis

20/08/2014 03:30 - Atualizado em 04/12/2016 02:30

Paletas mexicanas chegam ao Brasil com grande sucesso

Aprenda a fazer em casa as deliciosas paletas mexicanas para uma sobremesa saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Essas delícias surgiram no começo dos anos 1930, em uma região mexicana chamada Tocumbo. Originalmente levavam uma alta quantidade de frutas, já que o congelamento realçava seu sabor. Enfim as paletas mexicanas chegaram ao Brasil e estão fazendo sucesso com os consumidores, em paleterias em diversas cidades do país.

paletas-mexicanas

O diferencial desse picolé é sua base essencialmente natural e o recheio cremoso que leva. Os sabores podem variar entre os baseados em leite, os baseados em água e os mistos. Os de leite são comuns com chocolate, doce de leite, nozes e baunilha. Já as paletas mexicanas de água são basicamente os de frutas, e os mistos têm casca de fruta e recheio de leite. Os cardápios costumam variar para atender ao gosto dos consumidores de cada região.

Para preparar as paletas mexicanas recheadas é preciso dividir o processo em duas etapas. Como os picolés não são originais do Brasil, é preciso também criar as forminhas especiais, que deixam espaço para que o doce possa ser recheado. Aprenda como fazer suas forminhas com isopor e caixas de leite.

Forma para as paletas mexicanas

- Desenhe na caixa de leite o formato que você deseja que tenham suas paletas mexicanas. O formato original é uma espécie de retângulo. Não se esqueça de desenhar dois moldes com bases iguais. Em um deles, deixe uma aba sobrando ao lado direito; no outro, deixe abas do lado esquerdo e abaixo do molde.

- Una os dois moldes de modo que haja apenas uma extremidade aberta e sele com fita adesiva.

- Em uma bandeja fina de isopor corte dois palitos largos, que serão responsáveis por deixar espaço para o recheio de seus picolés. Una os dois com fita adesiva.

- Lembre-se que cada molde destes rende uma forma.

Paletas mexicanas de morango e leite condensado

Base de Frutas

Ingredientes:

2 caixas de morangos limpos
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de suco de limão.

Modo de Preparo:

Passe no processador de alimentos os morangos, o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. A quantidade ideal para um picolé é de 8 morangos e uma colher de cada um dos outros ingredientes.

Bata até que todos os ingredientes formem um creme homogêneo. Despeje dentro das forminhas, deixando que sobre o espaço de um dedo livre dentro de cada uma.

Encaixe os palitos de recheio e leve ao freezer por 2 horas.

Recheio

Ingredientes:

1 caixa de leite condensado

Modo de Preparo:

Leve o leite condensado ao fogo por aproximadamente 5 minutos, até que dê uma leve engrossada. Deixe esfriar e despeje dentro dos espaços destinados ao recheio.

Cubra com um pouco mais do creme de morangos, para fechar todas as extremidades de suas paletas mexicanas.

Coloque um palito descartável de madeira no meio dos picolés e leve ao freezer por 10 horas. Sirva. A receita rende 4 porções.

Que tal experimentar umas paletas caseiras? O processo é simples, e a receita é nutricionalmente proveitosa. Como é feita à base de frutas, o número de calorias e o índice de gorduras são baixos. A sobremesa fica ainda mais deliciosa, porque você pode prová-la sem culpa. Aproveite!

TAGS
sobremesa
receita
paletas
picolé

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ