Receitas Saudáveis

30/06/2015 10:00 - Atualizado em 28/11/2016 03:21

Ostras rendem pratos elaborados e estimulantes

O afrodisíaco é rico em nutrientes e colabora para o bom funcionamento do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As ostras são moluscos muito utilizados em pratos da gastronomia contemporânea. Fonte de nutrientes e minerais, possibilitam criar uma série de combinações de pratos.

Além de potencializar a atividade metabólica, o alimento é capaz de reduzir os níveis de colesterol e da pressão arterial, além de melhorar as funções imunológicas. Ainda, seus minerais, compostos orgânicos e vitaminas melhoram a circulação sanguínea e ajudam a prevenir a osteoporose.

ostras

Ostras são realmente afrodisíacas

Segundo pesquisa liderada pelo professor de química George Fisher, da Barry University, nos Estados Unidos, e divulgada em 2005, ostras contêm aminoácidos raros, que não são comumente encontrados na natureza.

Os aminoácidos são o ácido D-aspártico (D-Asp) e N-metil-D-aspartato (NMDA), que desempenham um papel na síntese hormonal. Enquanto o primeiro aumenta temporariamente os níveis de testosterona, o segundo possui o poder de estimular a excitabilidade neuronal.

Os cientistas reiteram que, para aproveitar ao máximo o efeito afrodisíaco das ostras, elas devem ser consumidas cruas. Cozinhá-las diminui a quantidade de D-Asp e NDMA. Portanto, é só retirar as ostras da casca e temperá-las com sal e as especiarias de sua preferência.

Aprenda 3 receitas com ostras

Agora que você ficou por dentro dos benefícios desse alimento, que tal aprender algumas delícias para impressionar amigos e familiares? Confira nossas dicas de receitas e inove o cardápio da semana.

Ostras com gengibre

Ingredientes:

- 6 ostras

- 6 fatias finas de gengibre

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1/4 de xícara de conhaque

- 2 colheres de sopa de mel silvestre.

Modo de Preparo:

Retire as ostras cozidas das cascas e fique com a carne. Leve o azeite a fogo médio em uma frigideira. Acrescente as fatias de gengibre. Espere o azeite pegar o gosto do gengibre e adicione a carne das ostras. Flambe com conhaque e, depois, despeje o mel.

ostras

Ostras à portuguesa

Ingredientes:

- 24 ostras

- 1 salsa picada

- 1 colher de chá

- 6 ovos

- 3 colheres de sopa de azeite

- Farinha, sal e sumo de limão suficientes para a receita.

Modo de Preparo:

Retire as ostras das conchas e tempere com azeite, limão e salsa picada. Reserve para pegar sabor. Antes de servir, bata as claras em neve, junte as gemas e farinha suficiente para fazer um bolo cru. Adicione o resto do azeite e sal a gosto. Encha uma colher com a massa, misture com três ostras e frite em azeite bem quente. Sirva acompanhado de salsa frita.

Ostras Chinatown

Ingredientes:

- 12 ostras grandes

- 3 dentes de alho triturados

- 60ml de molho shoyu

- 30ml de mel

- 15ml de capim-limão

- Suco e raspas de 1 limão

- 5ml de molho de pimenta sriracha

- 2 cebolinhas picadas.

Modo de Preparo:

Descasque as ostras e deixe-as abertas num navio de bambu sobre uma panela wok com água fervendo. Acrescente o alho e cozinhe por um a dois minutos. Remova as ostras do calor.

Em uma tigela de tamanho médio, bata o molho shoyu, o mel, o capim-limão, o suco e as raspas de limão e o molho picante. Espalhe o molho sobre as ostras abertas e adicione as cebolinhas para finalizar.

Gostou das receitas? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
molusco
afrodisíaco
frutos do mar
receitas requintadas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ