Receitas Saudáveis

12/04/2015 04:46 - Atualizado em 05/12/2016 11:54

Monte uma marmita fitness e garanta refeições saudáveis

Marmitas são uma opção saudável e segura para se alimentar no ambiente de trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na correria do dia a dia, às vezes não sobra tempo para se alimentar corretamente. É o cachorro-quente da esquina que salva seu almoço ou o lanche da padaria que substitui uma refeição. Mas por que você não prepara uma marmita fitness? Ela pode ser feita no dia anterior e, além de proporcionar qualidade à alimentação, pode sair bem mais em conta para o bolso.

Se você quer perder peso com saúde, levar a comida de casa para o trabalho é a saída mais adequada. Dessa forma, saberá exatamente os ingredientes do preparo. Além disso, é mais fácil controlar o quanto você come e treinar sem correr o risco de passar mal na academia.

Quer saber como montar uma marmita fitness e garantir o bem-estar por todo o dia? Confira.

marmita fitness

Os alimentos da marmita fitness

Uma marmita fitness ideal deve contemplar alimentos que você goste de comer, mas que também ofereçam todos os nutrientes necessários para o funcionamento do seu organismo. Além de garantir saciedade, elas devem colaborar com o seu objetivo, seja manter o peso ou emagrecer.

Não se esqueça de conversar com seu personal trainer ou nutricionista sobre as porções adequadas para seu treino. Em geral, manter o equilíbrio entre os componentes da dieta é o que garante bem-estar e um bom rendimento nos exercícios, por isso basta ingerir as porções corretas de alimentos para cada período do dia.

Dica saudável de marmita para as refeições principais

Se você não tem um micro-ondas à disposição ou não quer se preocupar em aquecer seu almoço, uma opção é compor um prato com cenoura, folhas verdes de salada, tomate, grão-de-bico, milho cozido, torradinhas de pão assado e atum.

Caso prefira uma refeição quentinha, sua marmita fitness pode ser composta por cenoura ralada, beterraba, alface americana e tomate. No pote para esquentar, coloque arroz, feijão, carne cozida e um refogado de batatas ou couve.

Quando o almoço precisa ser feito rapidamente, um sanduíche completo pode dar conta por um dia. Dê preferência para o pão integral ou de centeio e recheie com rosbife, rúcula, alface e queijo. Sentiu falta da textura cremosa? Está liberado o requeijão light ou o creme de ricota.

Se você não se preocupa tanto com a ingestão de carboidratos, então o prato da sua marmita pode conter macarrão integral com filé de frango grelhado. No acompanhamento, a salada de cenoura, berinjela e brócolis dá o combo de energia para enfrentar o resto da jornada.

Acondicionando as marmitas

Você deve se preocupar também em como vai carregar a sua marmita fitness. O ideal é que você distribua as refeições em pratos, antes de passar aos potes. Dessa forma, controla a quantidade que vai comer e não exagera. Separe também os potes frios e quentes, para poder aquecer quando precisar. Temperos devem ser colocados à parte.

Para transportar, acondicione a comida em potes de vidro ou de plástico especial, sem bisfenol (que libera toxinas quando aquecido). Leve-os dentro de uma caixa térmica para evitar perder calor ou frio.

Lembre-se que o congelamento deve ser evitado, mas, quando for necessário, congele o mais rápido possível e descongele lentamente para garantir menor perda de nutrientes. Além disso, nem todo alimento pode ser congelado, como comidas à base de amido de milho, gelatina pura, claras cozidas, ovo cozido, vegetais crus e bananas.

E você, costuma levar o que na marmita? Conte para nós! E não esquece que sempre há novidades de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
marmita
cardápio fitness
alimentação saudável
reeducação alimentar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ