Receitas Saudáveis

31/05/2015 04:32 - Atualizado em 08/12/2016 08:56

Molho de tomate natural não pode faltar na sua cozinha

O molho de tomate combina com aquela deliciosa macarronada e várias outras receitas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele tem um sabor inconfundível, é puro e fácil de fazer. O molho de tomate natural exclui o uso de conservantes e sódio em exagero, duas substâncias que tornam a versão industrializada um perigoso ingrediente.

Combinação perfeita para massas, pizzas, lasanhas, purês e nhoques, o molho de tomate natural faz toda a diferença em receitas. Ao contrário das versões prontas ou semiprontas, a opção caseira leva nutrientes importantes, perdidos durante todos os processos de fabricação.

molho de tomate natural

Receita de molho de tomate natural

Confira como preparar esse molho versátil. Em seguida, descubra como conservar a receita por mais tempo.

Ingredientes:

- 4 unidades de tomate sem pele

- 1 cebola

- Folhas de louro

- Ramos de manjericão fresco

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Separe os tomates e a cebola. Corte-os em pedaços grandes. Leve tudo para uma panela grande semitampada em fogo baixo. Misture de vez em quando para que não queime no fundo. Quando começar a soltar água, fique de olho. O ponto certo é quando todos os ingredientes estiverem macios.

Desligue o fogo e espere esfriar. Leve a mistura da panela para o liquidificador. Bata por alguns minutos. Volte com a mistura para a panela, novamente em fogo baixo. Tempere o molho de tomate natural com louro e sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente as folhas de manjericão.

Como guardar?

O molho de tomate natural deve ser conservado em potes de vidro lavados com água quente. Procure as versões com tampa de rosca, que garantem mais vedação. Se desejar, leve o molho para o congelador. Assim, quando quiser, você terá a opção caseira para os seus macarrões e lasanhas.

O tomate ideal

Existem variedades diversas, mas ele continua sendo a melhor opção. O tomate italiano é o preferido entre os chefs de cozinha. O vegetal costuma ter formato oval, 10 centímetros de comprimento e três gomos. No interior, encontra-se uma grande quantidade de polpa, mas com poucas sementes.

molho de tomate natural

Benefícios do molho de tomate natural

Caseiro, o molho de tomate natural possibilita a conservação de vários nutrientes do fruto. Rico em vitaminas A, com ação antioxidante, e do complexo B, que fortificam ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, o tomate também compreende nutrientes como sódio, magnésio e potássio.

O licopeno, substância que dá a coloração avermelhada, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, permitindo que as células estejam protegidas. De acordo com pesquisadores da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, o licopeno ainda é capaz de trazer benefícios para pacientes que enfrentam problemas do coração e alguns tipos de câncer.

Gostou da dica de alimentação? Conte para nós! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
macarrão
receita caseira
lasanha
nhoque

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ