Receitas Saudáveis

25/06/2015 04:49 - Atualizado em 08/01/2017 04:04

Maionese caseira faz mal? Prepare uma receita livre de riscos

Cada colher de maionese tem cerca de 76 calorias, portanto consuma com moderação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Preparada apenas com ovos, azeite, sal e vinagre, a maionese caseira é o acompanhamento certo para vários lanches. Porém, apesar de saborosa, a receita pode trazer riscos à saúde: quando preparada com ingredientes de má qualidade e sem o armazenamento adequado, ela pode causar intoxicação alimentar.

Maionese caseira X intoxicação alimentar

A nutricionista Giovanna Stefani lembra que infecções bacterianas são a principal causa da intoxicação alimentar. “A Salmonella e o Staphilococus aureus são os mais frequentes agentes de infecção, já que eles são capazes de viver e aumentar de proporção dentro dos intestinos”, afirma.

A Salmonella é transmitida no consumo de carnes, ovos e leite contaminados. “Geralmente, a maionese caseira é produzida com ovos crus ou mal cozidos. Quando armazenada sob temperatura ambiente, tem-se um local perfeito para a proliferação de bactérias”, comenta Giovanna.

Para evitar que os micro-organismos se proliferem e aumentem os riscos de qualquer tipo de intoxicação alimentar, guarde a maionese caseira em recipientes seguros. “Os produtos devem ser mantidos sob refrigeração (0ºC a 5ºC), protegidos em potes com tampa e postos na mesa somente na hora de servir”, salienta.

maionese caseira

Receita de maionese caseira

Você já sabe: a maionese caseira é perigosa apenas quando preparada com ingredientes de origem duvidosa. Para evitar riscos de intoxicação alimentar, armazene a receita na geladeira, em um pote plástico com tampa, por apenas um dia.

Ingredientes:

- 1 colher de café de sal

- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco ou suco de limão

- 1 ovo inteiro

- 1 gema

- 250ml de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque o sal, o vinagre, o ovo inteiro e a gema no liquidificador. Bata em velocidade baixa, até que todos os ingredientes estejam mesclados.

Em seguida, acrescente aos poucos o azeite para que a maionese caseira comece a apresentar textura cremosa. Após juntar todo o azeite, adicione o tempero de sua preferência, se achar necessário.

Você pode colorir a maionese com salsinha e cenoura.

Maionese industrializada é mais segura

A versão industrializada contém menos calorias, gorduras e colesterol que a opção caseira. Enquanto uma colher de sopa de maionese feita em casa compreende cerca de 76 calorias, a mesma quantidade da opção encontrada em mercados leva apenas 40 calorias.

Além disso, a opção industrializada passa por um processo de pasteurização, sendo livre de micro-organismos que podem causar doenças.

Maionese vai bem com que receitas? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
salmonella
receita de maionese
ovos
refrigeração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ