Receitas Saudáveis

08/05/2015 11:15 - Atualizado em 28/11/2016 03:37

Livro de receitas organizado facilita a vida na cozinha

Manter ideias culinárias separadas em um livro de receitas faz diferença na hora de prepará-las.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por mais que você tente, aquele bolo de chocolate nunca ficou tão gostoso quanto o original que a sua mãe fazia? Já pensou que seu livro de receitas pode não estar bem organizado? É comum que, com o tempo, a cozinha passe por alterações, alguns ingredientes não sejam mais encontrados e as próprias maneiras de medir as porções sejam modificadas.

Para deixar mais fácil sua vida na cozinha, você pode arrumar as receitas e escrever um novo livro, já adaptado com tudo que você aprendeu errando. Não existe uma forma única de organizar seus materiais, que podem ser colocados em um arquivo de fichário ou serem escritos à mão no tradicional livro de receitas. Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar você.

livro de receitas

O tradicional livro de receitas

Você não quer saber de tecnologia para organizar suas experiências culinárias? Então, o ideal é criar seu próprio livro de receitas, como as grandes cozinheiras e chefs.

Primeiro, você deve escolher um caderno. Ele deve se adequar ao uso que você vai dar, se vai ser apenas para ocasiões especiais ou se será usado no dia a dia. Você pode também escrever em mais de um, dividindo as receitas em salgadas, doces e diversas categorias.

Para tornar o manuseio mais prático, opte pelo modelo pequeno de capa dura e resistente. O ideal é encapar com plástico adesivo para evitar manchas.

Se você usa diariamente, melhor ainda é usar o fichário com sacos plásticos, onde você pode escrever a receita e guardar em um local que pode ser limpo em ocasionais acidentes. Além disso, você não se preocupa com as folhas que acabam: basta inserir novos saquinhos.

Deixar o livro de receitas organizado depende de como você vai dividi-lo. Uma forma fácil é separar seções para facilitar a busca, como “massas”, “carnes”, “bolos doces” e “sobremesas”. No fichário, usar essa técnica fica mais simples, mas, no caderno, você pode recorrer a marcadores, como adesivos. Aposte também na decoração, recorrendo a colagens e recortes de revista para ilustrar.

Quer inovar em seu livro de receitas?

Gosta de mexer no computador, no tablet ou no smartphone? Quer trazer praticidade e tecnologia à organização das suas receitas? Você pode criar um livro de receitas em arquivos de documento do seu computador, separando cada tipo de prato em pastas específicas.

Só não esqueça de manter tudo bem organizado, com o título das receitas bem claro no nome do arquivo para facilitar a busca antes de preparar alguma refeição.

Blog de receitas

Se você quer poupar seu caderno de ficar rodando entre as amigas, uma ideia é deixar tudo compartilhado na internet. Dessa forma, você também pode manter suas receitas em ordem, divididas em categorias e ainda ganhar visibilidade pelo que faz. Quem sabe um dia você pode mostrar suas receitas para um público maior?

Aplicativos

No celular, já existem diversos aplicativos de receitas para download. Neles, você pode acessar as receitas de outras pessoas e testar na sua cozinha. Grandes marcas de produtos alimentícios já possuem seu próprio app.

Além disso, você pode também ver dicas de nutrição e baixar conversores de pesos e medidas para facilitar as porções. Afinal, nem todo mundo sabe como transformar a porção prevista para uma pessoa em uma receita para cinco.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária
gastronomia
cozinha
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ