Receitas Saudáveis

22/07/2014 12:00 - Atualizado em 03/01/2017 06:36

Irresistíveis e saudáveis: aprenda 3 receitas de chocolate quente

Chocolate quente de alfarroba é uma alternativa que oferece muitos benefícios à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É difícil achar alguém que não goste de um delicioso e calórico chocolate quente. Mas também não é fácil encontrar quem o beba e não tenha remorso depois. Calma: nem tudo está perdido. 

Foto: ShutterstockCom algum cuidado, você não precisa sentir culpa por tomar chocolate quente. Foto: Shutterstock

Chocolate quente saudável

O chocolate possui bastante gordura saturada que, quando aquecida, torna-se ainda mais prejudicial. O exagero no seu consumo pode levar a um significativo aumento nas taxas de triglicérides no sangue.

Mas você sabia que, consumido com moderação, o chocolate quente faz bem? O alimento estimula a produção de serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Infelizmente, é necessária mais moderação do que você gostaria.

Então, para quem não consegue se conter, preparamos três receitas de chocolate quente mais saudável que vai fazer você se deliciar sem culpa:

Chocolate de alfarroba

A alfarroba é uma vagem da alfarrobeira. Seu sabor adocicado lembra o do chocolate, e o alimento é tão gostoso quanto. A diferença é que é mais saudável do que o concorrente. Tanto é que os produtos feitos à base de alfarroba são chamados de “chocolate saudável”.

Além de ter um valor nutritivo excelente – a vagem é repleta de vitaminas –, seu teor de gordura é significativamente mais baixo do que o do chocolate tradicional. Gostou? Então opte por fazer o seu chocolate quente à base de alfarroba.

Ingredientes:

1l de leite de soja

4 colheres de sopa de farinha de alfarroba

5 tâmaras trituradas

1 pitada de sal

1 colher de sopa de frutose ou açúcar integral

2 colheres de sopa de óleo de canola

Modo de preparo:

Ponha todos os ingredientes no liquidificador, exceto o óleo. Então triture tudo até que dê origem a um conteúdo macio e homogêneo. Leve a mistura ao fogão, sem ferver, e acrescente o óleo. Misture novamente no liquidificador e sirva.

Chocolate 100% cacau

Quanto maior o percentual de cacau do chocolate, mais saudável ele será. A fruta possui uma grande quantidade de antioxidantes, como flavonoides, que ajudam a evitar doenças cardíacas e combatem o envelhecimento precoce. Também é repleto de fibras, proteínas e cálcio.

Ingredientes:

2 xícaras de chá de leite desnatado

1 colher de sopa de amido de milho

2 colheres de sopa de cacau em pó (100% cacau)

1 colher de sopa de adoçante

1 pau de canela

1 pote de iogurte natural desnatado

Modo de preparo:

Bata o leite, o amido de milho, o cacau em pó e o adoçante em um liquidificador. Pegue essa mistura e despeje em uma panela com a canela. Leve-a ao fogo baixo, sem parar de mexer. Quando começar a ferver, desligue, adicione o iogurte e mexa até que o conteúdo fique homogêneo. Retire o pau de canela e sirva.

Chocolate quente proteico

Você pode ainda fazer uma versão cheia de proteínas do seu chocolate quente. É só acrescentar aos ingredientes o suplemento whey protein, que bomba qualquer refeição e supre todas as suas necessidades proteicas.

Ingredientes:

1 xic de chá de leite desnatado

1 colher de sobremesa de cacau 100% em pó

1 colher de sopa de pó para pudim diet de chocolate

½ scoop de whey protein – 15g

1/2 colher de chá de adoçante

1 clara de  ovo

Modo de preparo:

Coloque o leite, o cacau e o pó para pudim em um recipiente em fogo brando e mexa até a mistura engrossar e ficar homogênea. Retire do fogo e acrescente o whey protein. Bata a clara de ovo em neve e adicione adoçante. Sirva o chocolate quente em uma xícara e decore com a clara.

E aí, gostou do texto ? Então deixe seu comentário!

TAGS
chocolate
dieta
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ