Receitas Saudáveis

18/09/2014 09:15 - Atualizado em 02/12/2016 02:10

Incremente o seu lanche da tarde com uma receita de brownie light

Brownie light é uma opção saborosa e saudável para compartilhar com os amigos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é louco por brownie mas está de dieta? Então que tal preparar uma receita especial de brownie light? A receita conta com substituições dos ingredientes mais calóricos: margarina e chocolate dão espaço para margarina light e cacau em pó.

brownie-light

O que é brownie?

É um bolo tradicional americano fácil de preparar e econômico. Por contar com apenas cinco ingredientes em sua versão tradicional - açúcar, chocolate, farinha, manteiga e ovos -, o bolo é extremamente popular. Para deixar a mistura ainda mais completa, alguns cozinheiros gostam de incluir frutas secas, castanhas ou bebidas alcoolicas.

Por muitos, o brownie é visto como um bolo que não deu certo. Isso se dá por dois detalhes: ele não cresce e fica mole por dentro. Sua textura e forma se situam entre um cookie e um bolo de chocolate.

Como nasceu a receita de brownie?

A versão mais famosa do momento de criação do brownie conta que uma senhora esqueceu de colocar o fermento na receita. Ao perceber o erro, cortou o bolo mesmo assim e serviu para os seus amigos. A criação foi um sucesso e obteve popularidade rápida. Essa é a história mais famosa, mas não existem arquivos que a comprovem.

Gostou da ideia de um brownie delicioso e saudável? Prepare já e descubra o porquê desta receita ser tão popular mundialmente.3

Brownie light

Ingredientes:

- 100 g de margarina light

- 4 colheres (sopa) de cacau em pó

- 1 xícara (chá) de queijo tipo cottage

- 1 gema

- 3 claras

- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

- 1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- 1 colher (sopa) de nozes picadas.

Modo de Preparo:

Coloque em uma batedeira a margarina light, o cacau em pó, o queijo, a gema, as claras, o adoçante e bata até que fiquem homogêneos.

Pegue a massa e coloque em uma tigela. Adicione a farinha, baunilha e as nozes. Mexa mais um pouco. Deixe que os últimos ingredientes adicionados fiquem bem unidos a massa. Unte e enfarinhe uma forma. Despeje a massa do brownie light e asse no forno preaquecido em temperatura média.

Para não passar do ponto, não asse demais. Lembre-se de tirar o brownie light assim que estiver firme. Corte em quadrados e sirva assim que estiver frio. Aproveite!

Informações nutricionais do brownie light

O brownie light tem modo de preparo rápido, média de 30 minutos, e não necessita de grandes conhecimentos na cozinha. A receita rende até 10 porções, e a unidade tem 137 calorias. A versão original, que conta também com chocolate, chega a somar cerca de 500 calorias por porção. É ou não é uma troca saborosa e saudável?

E aí, gostou da receita? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas saudáveis
lanche
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ