Receitas Saudáveis

15/05/2015 02:23 - Atualizado em 30/11/2016 04:45

Inclua pão de aveia no seu café da manhã

O pão de aveia pode ser preparado no micro-ondas em apenas três minutinhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A aveia, normalmente misturada a frutas ou ao iogurte, é um ingrediente que pode transformar a sua rotina. Repleto de nutrientes, o grão é facilmente acrescentado a diversas receitas. Veja como preparar duas deliciosas opções de pão de aveia e confira alguns recheios nutritivos.

Os benefícios da aveia

Rica em fibras, a aveia é encontrada em flocos, farelo ou farinha. Ela contém betaglucano, substância que dificulta a absorção de gorduras pelo organismo. Também ajuda a controlar os níveis de glicose e aumenta a sensação de saciedade, quando associada ao consumo de líquidos.

O principal benefício da aveia, no entanto, é o bem-estar. Com fibras, o alimento permite o bom funcionamento do organismo, eliminando o inchaço e também riscos de desenvolver prisão de ventre. Para aproveitar as vantagens, o indicado é consumir 30 gramas por dia, aproximadamente três colheres de sopa.

pao de aveia

Pão de aveia de micro-ondas

Tá na correria e quer preparar um receita fácil e prática? Confira como fazer o pão de aveia de micro-ondas. Com apenas quatro ingredientes e menos de três minutos, você garante um sanduíche saudável e nutritivo para o seu lanche. Veja a seguir:

Ingredientes:

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de farelo de aveia

- 1 colher de sopa de água

- 1 colher de café de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes dentro de uma vasilha, com a ajuda de um garfo. Em seguida, coloque o creme em um pote plástico. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 140 segundos. Retire e desenforme o pão de aveia.

Pão de aveia com sementes

Ingredientes:

- 220g de farinha de aveia

- 150g de farinha de centeio

- 80g de farinha de trigo

- 270ml de água morna

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de chá de sal

- 1 pacotinho de fermento para pão

- 1 colher de sopa de flocos de aveia integrais

- 1 colher de sopa de semente de linhaça

- 1 colher de sopa de semente de girassol

- 1 colher de sopa de semente de sésamo.

Modo de Preparo:

Em um vasilha, coloque todas as farinhas. Misture bem. Em outra tigela, adicione a água, o azeite, o sal e as sementes. Despeje o líquido no recipiente das farinhas. Mexa lentamente, até que todos os ingredientes estejam misturados. Depois, sove a massa numa mesa enfarinhada. A farinha evita que ela grude ou desande.

Deixe a massa repousar por duas horas, coberta com um pano. Após esse período, leve-a para uma forma untada com azeite e farinha. Coloque no forno preaquecido em 190ºC por aproximadamente 35 minutos. Ao fim desse período, retire o pão de aveia e espere esfriar. Desenforme e corte em fatias.

Recheios para seu pão de aveia

- Queijo cottage com atum desfiado

- Frango desfiado com queijo branco

- Presunto, queijo e tomate fatiado

- Omelete com tiras de peito de peru

- Geleia de morango diet com queijo cottage.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
grãos
aveia
pão integral

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ