Receitas Saudáveis

21/01/2015 02:28 - Atualizado em 02/12/2016 08:35

Hambúrguer é alternativa para amantes de comida vegetariana

Cada vez mais saborosa, a comida vegetariana conta com opções bastante diversificadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A comida vegetariana está cada vez mais completa e saborosa e não apenas para quem está em busca do peso ideal. Englobando pratos saudáveis, bonitos, coloridos e muito atrativos, a culinária sem alimentos de origem animal vem chamando a atenção de quem procura um estilo de vida natural. Conheça duas receitas alternativas de hambúrguer que combinam com pães e saladas.

comida_vegetariana.jpg

Hambúrguer também pode ser comida vegetarina

comida vegetariana1. Hambúrguer de ricota

O hambúrguer de ricota é uma comida vegetariana fácil de preparar e que promete agradar. Confira a seguir como fazer essa delícia em casa.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de salsinha

2 colheres de sopa de cebolinha

2 colheres de sopa de hortelã

2 colheres de sopa de shoyu

2 dentes de alho

1 cebola média

3 xícaras de chá de aveia em flocos finos

1 xícara e 1/4 de água

4 xícaras de chá de ricota amassada

1 colher de sobremesa de sal.

Modo de Preparo:

Corte a salsinha, a cebolinha e a hortelã. Amasse o alho e corte a cebola. Dentro de um refratário, coloque a aveia e despeje aos poucos a água. Assim que se transformar em uma massa grossa, deixe descansar por mais ou mrnos 40 minutos. Coloque junto da aveia a ricota, os temperinhos, o shoyu e o sal.

Com as mãos, faça bolas e achate, fazendo com que a massa tenha o formato de hambúrguer. Dentro de uma frigideira, coloque o azeite de oliva e esquente bem. Coloque o hambúrguer de ricota dentro da frigideira e deixe dourar. Vire do outro lado e também deixe dourar. A dica é consumir essa novidade da comida vegetariana junto de uma salada.

O hambúrguer de ricota pode ser guardado dentro de sacos plásticos e colocado no freezer. Retire a quantidade que você irá preparar 15 minutos antes de começar a fazer. Se preferir, faça a delícia vegetariana no forno.

2. Hambúrguer de lentilha

Se você gosta de novidades, essa receita de comida vegetariana é a sua cara. Veja como experimentar um hambúrguer diferente de tudo que você já comeu.

Ingredientes:

100ml de azeite

250g de cebola

30g de alho

50g de gengibre ralado

200g de lentilha cozida

120g de nozes picadas

80g de gergelim

250g de abobrinha ralada e espremida

250g de cenoura ralada e espremida

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o azeite dentro de uma panela e coloque a cebola. Frite bem e acrescente o alho e o gengibre raladinho. Deixe a mistura fritar até que todos os ingredientes fiquem dourados e murchos. Retire a quantidade que sobrou de azeite. Em um processador, coloque a lentilha e as nozes picadas. Processe e guarde a mistura.

Coloque o purê de lentilhas, o gergelim, as lentilhas cozidas, o refogado de cebolas e alho, a abobrinha e a cenoura dentro de uma tigela. Misture bem com as mãos e acrescente o sal e a pimenta do reino. Com as mãos, forme bolinhas e achate bem para que tenha o formato de hambúrgueres. A comida vegetariana deve ir para o freezer por uma hora.

Para prepará-los, coloque dentro de uma frigideira uma colher de sopa de azeite e deixe esquentar bem. Acrescente o hambúrguer e espere fritar bem. O tempo para ficar dourado costuma ser de oito minutos. Vire e deixe dourar do outro lado. Se necessário, frite mais um pouco.

Que tal apostar na comida vegetariana e experimentar essas receitas saudáveis? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas saudáveis
vegetarianismo
alimentação
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ