Receitas Saudáveis

01/03/2017 08:20 - Atualizado em 24/06/2017 09:47

Hábitos saudáveis para se desintoxicar no pós-carnaval

Saiba o que fazer para o corpo se recuperar da folia

POR

Redação

  • +A
  • -A

O carnaval chegou ao fim e, agora, é o momento do corpo se recuperar após os excessos cometidos durante esses dias. Afinal, em meio à folia, é comum se descuidar da alimentação saudável, não se hidratar da forma adequada, além de abusar das bebidas alcoólicas. E para ajudar o organismo nessa recuperação, nada melhor do que adotar hábitos para se desintoxicar no pós-carnaval.

Detox pós-carnaval

Para muitas pessoas, foram quase uma semana de noites mal dormidas, quilômetros andados (e pulados!), alimentação pesada e um alguns litros de álcool ingerido. Com tudo isso, não tem como o corpo passar ileso. É normal chegar na quarta-feira de cinzas sem energia e com uma sensação de mal estar. E para que o corpo volte ao normal e você possa retornar à rotina de forma revigorada, algumas atitudes são essenciais. Saiba o que fazer para isso:

Aposte em uma alimentação saudável

É importante reduzir o consumo de sal, para ajudar o corpo a desinchar, assim como evitar ingerir gorduras saturadas (como queijos amarelos e fritura), cafeína e açúcar. Diminua ainda o consumo de carboidratos e prefira consumir fibras, que ajudam a eliminar toxinas e favorecem o bom funcionamento do intestino.

Hidrate-se

O álcool ajuda a desidratar o organismo e, por isso, é essencial beber muita água. Você pode ainda apostar na água de coco, chás e sucos para ajudar na hidratação.

Evite carnes vermelhas

Aproveite o início da quaresma para cortar o consumo de carnes vermelhas. Essa atitude vai ajudar o corpo a acumular menos toxinas, entre outros benefícios. Prefira consumir carnes brancas, como frango, peixe e carne suína, que são mais leves e saudáveis.

Corte os industrializados

Para ajudar nessa desintoxicação não consuma produtos industrializados, uma vez que eles possuem grande quantidade de gordura e sódio. Opte por produtos naturais, seja em temperos ou molhos.

Exercite-se

Não deixe a preguiça prevalecer! Volte à prática de atividades físicas de forma gradual, sem abusar. Conte com ajude do seu preparador físico para criar uma série que não sobrecarregue o seu corpo.

Aposte em bebidas detox

Esse tipo de bebida é composto de ingredientes poderosos para purificar e revigorar o organismo. Vale ainda apostar em frutas cítricas como acerola, kiwi, caju, limão e laranja, que ajudam o fígado a liberar mais toxinas do organismo.

Vale a pena ainda investir no chá de hibisco, que ajuda na retenção de líquidos e no chá verde, que combate os radicais livres e a inflamação. Para dar um toque de sabor e poder extra às receitas, lance mão do gengibre, que atua como anti-inflamatório, anti-bactericida e antioxidante.

Confira abaixo uma receita para você fazer nesse processo de detox:

Suco desintoxicante de maçã, gengibre e couve

Ingredientes:

Meia maçã
Um pedaço de gengibre ralado
Um punhado de couve
Meia cenoura
Uma colher (sopa) de linhaça dourada
Uma laranja picada
250 ml de água.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Gostou das dicas? Não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável e fique por dentro de tudo sobre nutrição e saúde!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também