Receitas Saudáveis

31/03/2016 10:00 - Atualizado em 04/12/2016 10:02

Guia Alimentar do Ministério da Saúde sugere hábitos saudáveis

Ter uma alimentação saudável pode fazer uma grande diferença em sua saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 31 de março, celebra-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Essa data busca alertar a população sobre a necessidade de se alimentar bem. Uma das melhores diretrizes para saber como isso é possível é o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, que mostra dez passos simples para ter uma alimentação saudável.

Importância de comer bem

A alimentação é um dos pilares para o bem-estar de todas as pessoas. Com pequenas mudanças, é possível perceber uma grande diferença no dia a dia.

Seguir uma dieta saudável inclui a escolha de carnes magras, ovos, legumes, frutas, grãos integrais e produtos lácteos. Significa também deixar de lado, ou raramente consumir, alimentos ricos em açúcar, gordura saturada e sódio.

Pode não ser fácil, mas os benefícios compensam. Um estudo publicado na revista Population Health Management descobriu que comer uma dieta pouco saudável é capaz de diminuir a produtividade das pessoas em até 66%.

Além disso, outra pesquisa, publicada em 2014 divulgado no British Medical Journal, apontou que comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia está associado a menor risco de morrer por qualquer causa. Segundo investigação publicada no Journal of the American Geriatrics Society, essa ingestão, combinada com exercício, também aumenta a expectativa de vida.

guia alimentar indica comer salada, como na foto

10 passos do Guia Alimentar

Se você quiser todos os benefícios de uma alimentação bem equilibrada, pode seguir algumas diretrizes do Guia Alimentar do Ministério da Saúde. O documento mostra dez passos simples para melhorar a forma como você e sua família se alimentam. Confira:

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2. Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (batata, por exemplo) e raízes como mandioca nas refeições. Dê preferência a grãos integrais e alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e nos lanches: As fibras contidas nos vegetais são importantes para o corpo.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas muito boa para a saúde.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carne, ave, peixe ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação para torná-las mais saudáveis.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra na alimentação.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sódio, como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9. Beba pelo menos dois litros de água (seis a oito copos) por dia. Dê preferência ao consumo nos intervalos entre refeições.

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Seja sincero: você segue todas as dicas do Guia Alimentar? Deixe um comentário! Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais e disseminar a informação entre seus amigos. E não se esqueça que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades de saúde e nutrição para você.

TAGS
nutrição
dieta
hábitos alimentares
cartilha

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ