Receitas Saudáveis

26/08/2015 08:47 - Atualizado em 31/10/2016 05:47

Gazpacho transforma o cardápio do dia

O gazpacho é uma sopa fria preparada de acordo com tradições espanholas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ao contrário das habituais receitas preparadas durante as noites frias do inverno, o gazpacho é uma sopa fria. Ela é feita com tomate, pão e condimentos como pimentão, alho, pepino e azeite de oliva. De origem espanhola, o alimento também é consumido em regiões de Portugal e de países da América Latina.

Receita espanhola

Criada no século 17, o gazpacho tem inspirações árabes. De acordo com a história, o nome, que em árabe significa "pão encharcado", vem da forma de preparo dos antigos espanhóis. Para criar o prato, eles embebiam pão em molho de tomate e água antes de batê-lo e saboreá-lo.

Apesar de tradicional, a receita passa por variações. Existem versões que levam rodelas de cebola crua, caldo de carne, uvas, amêndoas, creme de leite, farinha de milho e alguns temperos. Vale incrementar com ingredientes a gosto e dar seu toque pessoal ao prato.

gazpacho

Receita de gazpacho

Ele vai bem como entrada no almoço ou no jantar. Se quiser, acrescente croutons torrados e temperados com azeite de oliva e orégano. Carne desfiada também pode ser adicionada ao fim do preparo.

Saiba Mais
Sopa de tomate pode combater o envelhecimento
Entrada ou prato principal? Prepare uma saudável salada de atum
Salada de tomate ganha nova cara com 4 receitas

A receita a seguir, ao contrário da versão tradicional, não leva pão. O gazpacho preparado apenas com verduras e legumes é uma opção mais light e pode servir como ceia para quem está de dieta e precisa maneirar nos carboidratos.

Apesar de ser servido frio, o gazpacho não deve estar gelado. Sirva o prato em temperatura ambiente, um tempinho após retirar da geladeira.

Ingredientes:

- 500g de tomate maduro limpo

- 150g de pimentão vermelho

- 380g de polpa de tomate

- 200g de pepino

- 3 unidades de alho

- 1 colher de sopa de pimentão verde

- 3 colheres de sopa de cebola roxa ralada

- 140g de queijo minas fresco

- 10g de hortelã em ramos

- ½ colher de sopa de orégano

- 1 colher de chá de sal

- 250ml de água gelada

- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

- Pimenta-caiena a gosto.

Modo de Preparo:

Lave os tomates, os pimentões, a cebola, o alho, os pepinos, a hortelã e a pimenta sem as sementes. Com cuidado, retire a pele dos tomates. Em seguida, corte-os ao meio e separe as sementes. Faça o mesmo com os pimentões. Corte o alho, descasque a cebola e os pepinos sem a polpa. Lembre-se de cortar tudo em pedaços. Reserve a pimenta-caiena.

Bata os demais ingredientes no liquidificador. Acrescente a água gelada e a pimenta. Corte o queijo em pedaços. Sirva o gazpacho em um prato fundo ou numa cumbuca. Por cima, espalhe os cubos de queijo, tomate picado, folhas de hortelã e o orégano.

Deu vontade de experimentar? Depois nos conte se gostou da receita! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sopa de tomate
sopa fria
Espanha
pimenta-caiena

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ