Receitas Saudáveis

20/06/2015 10:24 - Atualizado em 03/12/2016 06:16

Fuja do frio preparando 3 receitas de inverno

A sopa de laranja é quentinha e conta com vitamina C, que ajuda no aumento da imunidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É no clima frio que as tentações aparecem com mais força. Nessa época, muitas pessoas se esbaldam em pratos calóricos e reconfortantes. Em meio a opções tão convidativas, você, que busca viver uma rotina saudável e com alimentação regrada, deve apostar em boas receitas de inverno.

O organismo sente a necessidade de gastar mais calorias para conseguir manter a temperatura do corpo equilibrada, por isso dá mais sinais de fome na estação. Porém, é preciso escolher as refeições com cuidado, pois o exagero pode ocasionar o aumento de peso.

receitas de inverno

Durante essa fase do ano, os alimentos com vitamina C, como as frutas cítricas, devem estar no cardápio. Essa substância é conhecida por auxiliar no fortalecimento da imunidade, diminuindo as chances de desenvolvimento de diversas doenças.

Além de escolher pratos saudáveis e com alto poder de saciedade, você não deve esquecer de investir na água. Ela ajuda a manter o corpo hidratado e funcionando perfeitamente. Se quiser, substitua uma pequena parte do consumo diário da bebida por xícaras de chá quente - sem açúcar, é claro!

3 receitas de inverno

Veja como preparar receitas de inverno deliciosas e nutritivas para a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Entrada: Sopa de laranja

receitas de inverno

Ingredientes:

- 2 litros de água

- 300g de batatas descascadas

- 3 cenouras médias descascadas

- Casca de 1 laranja

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de manteiga

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Dentro de uma panela, coloque a água para ferver com todos os demais ingredientes. Quando levantar fervura, retire a casca da laranja. Leve tudo para o liquidificador e bata bem. Sirva em pequenas cumbucas.

Prato principal: Risoto de açafrão

receitas de invernoIngredientes:

- ½ pacote de arroz para risoto

- 1 colher de sopa de óleo

- 1 colher de chá de manteiga

- ½ cebola branca picada

- 3g de açafrão

- 2 e ½ xícaras de caldo de carne

- 1 xícara de vinho branco

- 1 colher de sopa de creme de leite

- Parmesão a gosto.

Modo de Preparo:

Derreta o óleo e a manteiga em uma panela. Jogue a cebola e refogue. Acrescente o arroz e frite por três minutos. Coloque o vinho e espere evaporar. Junte o caldo, mexendo constantemente. Bote o açafrão e misture bem. Fique misturando até que o ponto do arroz esteja perfeito.

Se quiser, acrescente um pouquinho de sal e pimenta-do-reino. Sirva três colheres em um prato e espalhe queijo parmesão.

Sobremesa: Crème brûlée

receitas de invernoIngredientes:

- 3 xícaras de creme de leite fresco

- 2 colheres de sopa de raspas de limão siciliano

- 10 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

- 6 gemas

- Suco de 2 limões sicilianos

- ½ colher de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Ligue o forno em 180ºC. Dentro de uma panela, coloque o creme de leite, as raspas de limão o açúcar de confeiteiro. Mexa constantemente até que ferva. Desligue.

Bata as gemas e misture ao creme de leite aos poucos. Junte o suco de limão e a baunilha, com a ajuda de uma peneira. Coloque o creme em potinhos pequenos.

Leve para o forno em banho-maria por 30 minutos. Retire e leve para a geladeira por cerca de seis horas. Antes de servir, jogue um pouquinho de açúcar de confeiteiro. Se possível, finalize caramelizando o açúcar com um maçarico.

Gostou das receitas de inverno? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
frio
sopa
Risoto
créme brûlée

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ