Receitas Saudáveis

13/06/2015 05:13 - Atualizado em 05/12/2016 08:50

Frutos do mar rendem um cardápio completo

Os pratos preparados com frutos do mar combinam com um dia de sol e bebidas refrescantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os frutos do mar são marca registrada da gastronomia em muitas cidades litorâneas do Brasil, agradando a paladares diversos, seja como entrada, salada ou prato principal. Saudáveis, as receitas com camarão, caranguejo, marisco, siri, lagosta e variados tipos de peixes ajudam quem deseja inovar na cozinha. Mas você sabe como prepará-las de forma saudável e nutritiva?

Cuidados redobrados com os frutos do mar

Enquanto algumas pessoas são liberadas para saborear, outras devem evitar o consumo. Os frutos do mar podem gerar reações indesejadas, como coceira, manchas avermelhadas pelo corpo, inchaço dos lábios, boca e faringe - sinais característicos das alergias alimentares. Caso você sinta algum desses sintomas, busque imediatamente auxílio médico.

Para quem vive essa realidade, o melhor tratamento é a exclusão dos ingredientes. Ao contrário do que muitos pensam, o consumo de remédios antialérgicos antes das refeições, sem indicação médica, é mais perigoso do que benéfico à saúde, pois pode até levar à morte.

frutos do mar

3 receitas com frutos do mar

1. Mexilhões ao vinagrete

Ingredientes:

- 6 mexilhões

- ½ colher de sopa de cebola roxa picada

- ½ colher de sopa de pimentão verde picado

- ½ colher de sopa de pimentão vermelho picado

- ½ colher de sopa de azeite extravirgem

- ½ colher de chá de vinagre de Jerez

- Sal a gosto.

frutos do mar

Modo de Preparo:

Limpe os mexilhões com cuidado. Coloque-os em uma assadeira e leve ao fogo. Descarte os que não se abrirem. Abra uma das conchas e deixe o recheio do próprio mexilhão solto. Corte todos os legumes em pequenos pedaços e mescle com azeite, vinagre e sal. Espalhe os frutos do mar em um prato grande. Por cima, jogue o molho.

2. Salada de lula

Ingredientes:

- 1kg de lula fresca limpa e cortada em anéis

- 3 colheres de sopa de shoyu

- 1kg de beterraba

- 3 colheres de sopa de azeite

- ½ colher de chá de gengibre picado

- 1 dente de alho picado

- ½ pimenta habanero picada

- ½ xícara de chá de suco de limão

- 1 xícara de chá de suco de laranja

- Sal e pimenta a gosto.

frutos do mar

Modo de Preparo:

Misture a lula com azeite e molho shoyu. Deixe marinar. Em uma panela, refogue o gengibre no azeite, com pimenta e alho. Adicione as lulas e misture bem. Jogue o suco de limão e laranja. Junte a beterraba. Coloque a salada de frutos com mar em um prato com folhas verdes espalhadas.

3. Bobó de camarão

Ingredientes:

- 12 camarões grandes

- 500g de camarão-de-sete-barbas

- 1 pimentão verde

- 1 pimentão vermelho

- 4 dentes de alho

- 1 cebola

- Coentro

- Temperos verdes

- 1kg de mandioca

- 3 colheres de sopa de azeite de dendê

- 3 colheres de sopa de azeite de oliva

- 3 colheres de sopa de leite de coco

- Pimenta vermelha.

frutos do mar

Modo de Preparo:

Separe camarões limpos. Corte os pimentões, a cebola, o alho e o coentro em pedacinhos. Ferva as cascas dos camarões em dois copos de água, junto dos temperos verdes. Coloque a mandioca, um pouco de sal e água em uma panela. Cozinhe, desligue o fogo e esprema com as mãos.

Dentro de uma panela, coloque o azeite de oliva e o azeite de dendê. Acrescente a cebola, os pimentões e o alho. Frite bem e misture os camarões e a mandioca. Mexa e adicione o caldo de camarão e o leite de coco. Com a ajuda de uma colher de pau, misture até que ganhe consistência de purê.

Cozinhe os camarões em uma panela com um pouco de caldo de camarão quente. Sirva uma pequena quantidade de bobó de camarão e decore com os frutos do mar.

E aí, vai experimentar essas delícias com frutos do mar? Depois, compartilhe a sua experiência conosco nos comentários. E não deixe de acompanhar as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
nutrição
peixes
camarão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ