Receitas Saudáveis

05/01/2015 01:38 - Atualizado em 06/12/2016 09:21

Frutas com vitamina C: Como inserir na sua alimentação

Frutas com vitamina C são variadas e saborosas, oferecendo benefícios diversos à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quer conquistar mais saúde de forma natural e saborosa? Então aposte nas frutas com vitamina C. Elas possuem vários benefícios se consumidas regularmente, melhorando as defesas do organismo e combatendo infecções. Descubra onde encontrá-las e as principais formas de utilizá-las no seu cardápio do dia a dia.

frutas com vitamina C

As principais frutas com vitamina C

Quando falamos em vitamina C, a primeira fruta lembrada é a laranja. E não é por acaso, já que ela possui pouco mais de 50 miligramas da vitamina a cada 100 gramas da fruta. Mas entre as frutas com vitamina C, há várias outras que ficam à frente da laranja.

A campeã é a acerola, com concentrações de vitamina C que se aproximam ou até superam incríveis 2.000 mg por 100 g da fruta. Caju, kiwi, manga, goiaba, mamão e morango são outras frutas com vitamina C que ficam à frente da laranja. Veja a relação das principais:

acerola- Acerola: 2.000 mg

- Caju: 200 mg

- Kiwi: 92,7 mg

- Manga: 84 mg

- Goiaba: 67 mg

- Mamão: 60,9 mg

- Morango: 58,8 mg

- Laranja: 53,2 mg

- Limão: 53 mg

Abacaxi: 47,8 mg

- Melão: 36,7 mg

- Tangerina: 26,7 mg

- Carambola: 34,4 mg

- Maracujá: 30 mg.

O consumo das frutas com vitamina C é recomendado por médicos e nutricionistas, pois pode prevenir gripes e resfriados, além de aumentar as defesas do organismo.

Cada pedacinho delas traz um pouco mais de saúde para você. Por isso, além das frutas in natura, busque preparar receitas de sucos com elas.

Nessa relação, é importante não esquecer das verduras e legumes, que também são uma ótima fonte de vitamina C. Entre eles, pode-se destacar o pimentão, a rúcula, o alho, a cebola, o repolho, o espinafre, o agrião e o alface.

A falta de vitamina C no organismo pode ser responsável por desencadear uma série de problemas de saúde, como escorbuto (inflamação que atinge a gengiva), infecções diversas, hemorragias e até mesmo anemia, em razão da diminuição da absorção de ferro .

Receitas usam frutas com vitamina C

1. Suco de pera, abacaxi e laranja

A pera não possui grande quantidade de vitamina C, mas dá um toque especial a esssa receita, em especial por oferecer vitaminas do complexo B. O abacaxi, rica fonte de vitamina C, ajuda no processo de digestão, e a laranja também possui ácido fólico, cálcio, fósforo e potássio.

Ingredientes:

50 g de pêra com casca

100 g de abacaxi descascado

300 ml de suco de laranja.

Modo de Preparo:

Descasque o abacaxi e pique-o em pedaços. Coloque-o no liquidificador com a pera picada e o suco de laranja e bata bem. Sirva num copo grande e lembre de não coar.

2. Mousse de maracujá light

Receitas com maracujá são sempre saborosas e fazem uso de todo o potencial dessa fruta, que figura entre aquelas que mais possuem vitamina C.

Ingredientes:

1 copo de suco de maracujá natural

1 copo de iogurte diet

2 claras em neve

1 xícara de pera

1 xícara de gelo

1 gelatina sem sabor

1 xícara de água

5 gotas de adoçante.

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina na xícara de água. Coloque no liquidificador com todos os ingredientes e, por último, as claras em neve. Bata levemente e leve as formas à geladeira.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutas
vitaminas
nutrição
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ