Receitas Saudáveis

05/12/2015 09:33 - Atualizado em 03/12/2016 06:16

Frango com quiabo e outros 4 pratos que só mineiros entendem

A gastronomia de Minas Gerais tem influências indígenas, portuguesas e africanas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As delícias da cozinha mineira são conhecidas no Brasil todo, cada uma trazendo um pouco da história do estado. Os pratos têm influências indígenas, portuguesas e até africanas, originárias da criatividade e do apetite dos escravos que trabalhavam nas minas. Alguns dos mais conhecidos são o frango com quiabo, o pão de queijo e o tutu de feijão.

Essa mistura de culturas e tradições ganhou vida na época dos bandeirantes e do Ciclo do Ouro. Comprovando a riqueza gastronômica da região, Minas Gerais recebe inclusive dois dos festivais mais importantes do país, o Comida di Buteco e o Festival de Tirandentes. Confira a seguir como preparar uma das receitas mais tradicionais do estado.

frango com quiabo

Aprenda a preparar frango com quiabo

O frango com quiabo é considerado um dos principais pratos da culinária mineira. Em geral, é refogado na banha de porco, e chegou à mesa dos mineiros por influência dos índios, que utilizavam o vegetal em muitas preparações. Que tal aprender a preparar essa delícia numa versão mais light e prová-la acompanhada da boa e velha cachaça mineira?

Ingredientes:

- 1kg de sobrecoxa ou coxa de frango lavada e sem pele

- Suco de ½ limão

- ½ kg de quiabo

- 3 colheres de sopa de óleo

- 1 cebola cortada em rodelas

- 1 tomate sem pele e sem sementes picado

- 2 tabletes de caldo de galinha.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, regue o frango com suco de limão. Reserve. Enquanto isso, lave o quiabo e escorra bem. Seque e corte a hortaliça em pedaços com cerca de dois centímetros. Refogue numa panela com uma colher de óleo e reserve.

Em seguida, na mesma panela, aqueça o restante do óleo e doure os pedaços de frango por cerca de 15 minutos. Junte a cebola, o tomate e refogue um pouco mais. Adicione uma xícara de água fervente e os tabletes de caldo de galinha, mexendo bem para dissolvê-los.

Deixe cozinhar com a panela destampada por aproximadamente dez minutos. Diminua o fogo, acrescente o quiabo e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, sacudindo a panela de vez em quando. Coloque um pouco de água, se necessário. O frango com quiabo mineiro está pronto para ser servido.

pao de queijo frango com quiabo

Outros pratos típicos de Minas Gerais

Além do frango com quiabo, outras comidas típicas caem no gosto não só dos mineiros e se espalham pelo país.

Talvez a principal delas seja o pão de queijo, que já é facilmente encontrado e feito nos quatro cantos do Brasil. Dizem, porém, que nenhum é como o preparado em Minas Gerais, com um cheiro que perfuma o ambiente e cai bem a qualquer hora, principalmente quando sai quentinho do forno para aquele lanche da tarde com café.

[[saiba_mais]]

Não tem como falar da culinária mineira sem falar do tutu de feijão, outro prato que surgiu na época dos escravos. Preparada com feijão cozido, refogado e engrossado com farinha de mandioca, em Minas Gerais a receita costuma usar o feijão roxinho ou o preto, amassado em forma de purê antes de receber a farinha. O resultado é um pirão mole, que pode ser acompanhado por arroz, couve, torresmo e carne de porco frita.

Já o leitão à pururuca é uma das receitas trazidas pelos portugueses, que ganhou fama em Minas Gerais pelo sabor e tempero característicos. O prato geralmente é acompanhado de arroz branco, farofa, feijão-tropeiro e couve refogada.

Entre as guloseimas, o doce de leite é uma das sobremesas mais tradicionais da região. Preparado em uma panela grande, com leite fresco e açúcar, pode ser acrescentado a diversas outras receitas.

Qual dessas delícias de Minas Gerais é a sua favorita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
minas gerais
gastronomia
culinária típica
receita mineira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ