Receitas Saudáveis

01/07/2015 04:39 - Atualizado em 03/12/2016 10:46

Faça quibe cru e outras delícias da culinária árabe

Quibe cru é saborosa opção de almoço ou jantar saudável, já que tem pouca quantidade de sódio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O quibe cru é um dos pratos mais famosos da culinária árabe, que abrange as culturas gastronômicas dos países que fazem parte da Liga de Estados Árabes. As misturas, que envolvem o uso de carnes, queijo branco, ervas e especiarias, são conhecidas por seus sabores marcantes.

A seguir, veja como preparar o quibe cru e vá além: conheça as receitas de pão sírio e kafta na grelha, três opções clássicas dessa culinária.

Como fazer o quibe cru

quibe cru

O quibe cru rende seis porções com 109 calorias cada, 12 gramas de proteínas e 11 gramas de carboidratos.

É uma opção de almoço ou jantar com pouca quantidade de sódio, apenas 39 mg e 1,7 gramas de gordura.

Ingredientes:

- 1kg de carne moída

- ½kg de trigo para quibe

- 1 cebola grande

- 1 tomate grande sem sementes

- Sal

- Pimenta-do-reino

- 1 cebola picada

- 1 maço de hortelã picada

- 5 cebolinhas picadas.

Modo de Preparo:

Deixe a carne moída na geladeira por aproximadamente duas horas antes de começar a preparar o seu quibe cru. Em um prato, coloque o trigo de molho em água morna por 20 minutos. Com as mãos, escorra e esprema até que fique seco. Junte a carne, o trigo, a cebola e o tomate no processador.

Espalhe sal e pimenta e misture bem. Coloque o quibe em um prato grande. Faça o formato que preferir. Do lado, em pequenos potinhos, coloque azeite, limão, cebola, cebolinha e hortelã picadas. Esses ingredientes podem ser adicionados durante o consumo.

Prepare um pão sírio

pao sirio

Contém quantidades menores de gorduras e carboidratos, quando comparado ao pão francês. É uma boa opção para quem procura alimentos saudáveis e menos gordurosos.

Pode ser consumido como ingrediente principal de sanduíches, com pastas clássicas da culinária árabe ou geleias.

Ingredientes:

- 1kg de farinha de trigo

- ½ kg de fubá

- 15g de fermento para pão

- 2 colheres de chá de sal

- Água.

Modo de Preparo:

Em uma tigela, coloque o trigo, o fubá, o sal e o fermento. Misture e acrescente a água aos poucos. Quando a massa estiver firme, faça bolinhas. Deixe descansar até que dobre de volume. Abra a massa e enfarinhe bem. Coloque para assar em forno ligado em temperatura média. Quando ficar dourado, retire. Espere esfriar e aproveite.

Kafta na grelha

kafta

Parecido com almôndegas, o kafta mistura carne moída e condimentos.

Ele pode ser servido puro, com arroz ou dentro de um pão sírio. Combina com molhos variados e pode ser feito em pequenas porções, servidos como entrada.

Ingredientes:

- 1kg de carne moída

- 200g de cebola picada

- 2 colheres de sopa de hortelã picada

- 2 colheres de sopa de salsinha picada

- 1 pitada de pimenta síria

- 1 pitada de cominho em pó.

Modo de Preparo:

Junte a carne moída, a cebola, a hortelã, a salsinha, a pimenta e o cominho em uma vasilha. Misture todos os ingredientes com as mãos, até que se transformem em uma massa. Enrole com cuidado em um espetinho de madeira. Cuide para não exagerar no tamanho.

Tempere com a quantidade de sal que achar suficiente. Leve para uma grelha ou chapa. Espere até que esteja completamente dourado. Coma em forma de espetinho ou sirva-se em um prato.

Gostou de conhecer o quibe cru e as demais receitas árabes? Experimente preparar essas delícias e deixe um comentário! Se mantenha por dentro das novidades de nutrição que encontra no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária árabe
gastronomia internacional
receitas
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ