Receitas Saudáveis

13/05/2015 11:11 - Atualizado em 08/12/2016 01:21

Faça o seu próprio iogurte grego em casa

O iogurte grego é rico em proteínas, mas contém mais gorduras em sua composição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O iogurte grego surgiu nas gôndolas como uma opção mais consistente e proteica do laticínio. A sua textura, mais grossinha, chamou a atenção dos apaixonados por iogurtes, que até então estavam acostumados com as versões líquidas e os sabores mais tradicionais.

Apesar de ter menores quantidades de açúcar, o iogurte grego soma quase o dobro de gorduras, quando comparado aos iogurtes naturais. Para não exagerar e furar a dieta, vale a pena conferir todos os valores nutricionais, verificando os detalhes da composição de cada produto.

Na hora de escolher, dê preferência para os sabores tradicionais. Eles contêm maiores quantidades de proteínas e menos índices de gorduras. Não esqueça de ficar ligado nos carboidratos! Mas que tal preparar o seu próprio iogurte grego em casa?

iogurte grego

Receita de iogurte grego

Ingredientes:

- 1 copo de iogurte natural

- 2 litros de leite

- 1 fava de baunilha

- Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o leite em uma leiteira. Ligue o fogo e espere ferver. Quando levantar fervura, desligue e espere dar uma leve esfriada. Em seguida, adicione o iogurte natural no leite e mexa com a ajuda de uma colher. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por aproximadamente oito horas.

Após o fim desse período, retire o pano de prato de cima da leiteira. Sobre uma mesa, coloque uma vasilha e uma peneira. Forre a peneira com pano limpo. Jogue o iogurte com o leite. Deixe os ingredientes coando por cerca de duas horas e meia.

O iogurte que sobrar na peneira deverá ser levado para um recipiente limpo. Junte as sementes da fava de baunilha e adoce da maneira que preferir. Para conferir textura cremosa, bata o iogurte grego com um mixer.

Você também pode preparar a receita com iogurte sem lactose, tornando-a livre para os intolerantes à substância.

Pannacotta com calda de morangos

Agora que você já sabe como preparar o iogurte grego em casa, aproveite a receita e crie uma deliciosa sobremesa com morangos. Veja a seguir.

Ingredientes da Pannacotta:

- 200g de iogurte grego

- 1 caixa de creme de leite

- 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor e incolor

- 2 colheres de sopa de água fria

- 2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo da Pannacotta:

Em uma tigela, misture a gelatina à água fria. Deixe os dois ingredientes agindo por cinco minutos. Dentro de outra tigela, coloque o iogurte grego, o creme de leite e o açúcar. Bata esses ingredientes com a ajuda de um fuê. Leve a vasilha da gelatina para o micro-ondas e derreta o conteúdo por aproximadamente 20 segundos.

Misture a gelatina derretida com o creme de iogurte. Sirva em potinhos de sobremesa.

Ingredientes da Calda:

- 1 embalagem de polpa congelada de morango

- 1 xícara de morangos limpos e cortados

- 1 xícara de água

- Suco de ½ limão

- ¼ de xícara de açúcar ou a gosto

- 1 colher de sobremesa de amido de milho.

Modo de Preparo da Calda:

Dentro de uma panela, coloque a polpa, os morangos, o suco de limão, o açúcar e a água. Ligue o fogo e deixe os ingredientes ferverem. Depois, deixe o fogo em temperatura média e retire a espuma que se formou. Em seguida, acrescente o amido de milho dissolvido em água. Misture os ingredientes e desligue o fogo.

Quando estiver frio, coloque duas colheres de calda sobre a pannacotta de iogurte grego.

Gostou das receitas? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem novidades para sua alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobremesa
iogurte
sem lactose
pannacota

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ