Receitas Saudáveis

16/08/2015 10:09 - Atualizado em 02/12/2016 05:55

Faça 3 receitas funcionais e aproveite os benefícios

Além de ajudar na perda de peso, os alimentos funcionais também melhoram a saúde e previnem doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem quer perder peso ou manter a saúde e o corpo em forma, as receitas funcionais são a pedida certa. Esses pratos são compostos por alimentos como gengibre, quinoa, banana, couve e tomate, chamados de funcionais devido ao efeito benéfico que causa ao funcionamento do organismo.

As receitas funcionais potencializam qualquer dieta e são indicadas para quem quer acelerar o metabolismo e conquistar mais saúde e bem-estar.

receitas funcionais pessoa batendo frutas no liquidificador

Benefícios das receitas funcionais

Os alimentos funcionais, além de ajudar na queima de calorias e na perda de peso, também possuem componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de doenças.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".

As receitas funcionais são compostas por esses alimentos, tornando-se aliadas de quem quer perder peso, desintoxicar o organismo e manter a saúde e a boa forma. Confira três opções.

receitas funcionais omelete

Omelete funcional

Essa receita é feita com tomate, que possui antioxidantes que ajudam a baixar o colesterol e a diminuir o risco de câncer na próstata. Também leva quinoa, fonte de proteínas, fibras, ferro e zinco, ajudando no ganho de massa, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na perda de peso, pois melhora o funcionamento do intestino e proporciona mais saciedade.

Ingredientes:

- 2 ovos orgânicos

- Tomate

- Palmito

- Cogumelo shitake

- Aspargos frescos

- Brócolis

- Rúcula picada

- 1 colher de sopa de quinoa em grãos cozida

- Temperos naturais como orégano, manjericão, salsa, cebolinha e cebola roxa.

Modo de Preparo:

Bata tudo e faça uma omelete em uma panela de teflon untada com azeite ou óleo de coco extravirgem.

receitas funcionais bolo de banana

Bolo de banana funcional

Outra opção entre as receitas funcionais, esse bolo é preparado com farinha de banana-verde, que auxilia no funcionamento do intestino e ajuda na perda peso.

A quinoa também está presente nesse prato, ajudando a diminuir o colesterol alto e a equilibrar funções do corpo. Além disso, é considerada um dos alimentos mais completos do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Ingredientes:

- 4 bananas-prata bem maduras

- 1 xícara de chá de farinha de banana-verde

- ½ xícara de chá de açúcar demerara mascavo peneirado

- 2 ovos

- 1 colher de sopa de manteiga

- 1 colher de sopa de quinoa em flocos

- ½ xícara de suco de laranja

- 1 colher de chá de canela em pó

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador os ovos e três bananas amassadas. Acrescente os demais ingredientes e bata novamente até adquirir uma massa homogênea.

Unte com manteiga uma assadeira com furo no meio. Polvilhe com canela. Despeje a massa e asse em forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Jogue mais canela e açúcar a gosto.

receitas funcionais suco verde

Suco funcional

Essa opção de suco é uma das receitas funcionais que ajudam a desintoxicar o organismo e promover a perda de peso. Leva ingredientes como a semente de chia - rica em ômega 3, que protege contra doenças cardiovasculares e combate inflamações - e o gengibre, que acelera o metabolismo e ainda dá um sabor refrescante para a bebida.

Ingredientes:

- 1 maçã vermelha

- ½ limão espremido

- ½ pepino

- 2 folhas de couve

- 1 colher de sopa de semente de chia

- 100ml de água de coco

- 1 pitada de gengibre em pó.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba gelado.

Qual dessas receitas funcionais parece a mais apetitosa? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentos funcionais
suco detox
quinoa
gengibre

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ