Receitas Saudáveis

21/03/2016 05:00 - Atualizado em 29/11/2016 10:41

Entrevero: Aprenda 2 versões saudáveis do prato gaúcho

Você pode aproveitar as carnes que sobraram do churrasco.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A combinação de carnes e pinhão é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul. O entrevero gaúcho é um prato bem simples de fazer. Ele também pode levar legumes e verduras cozidos junto com as sobras do churrasco. 

O nome "entrevero" vem do idioma espanhol. Em português, a palavra significa "mistura". Esse pode ser um daqueles pratos curingas para quem gosta de aproveitar todos os ingredientes que sobraram do almoço ou da janta. Confira a seguir a versão tradicional e uma adaptação light para a sua dieta.

carnes para entrevero

Entrevero tradicional

Ingredientes:

- 300g carne de gado

- 300g de carne de frango

- 300g de carne de porco

- 100g de bacon picado

- 100g de calabresa

- 200g de coração de frango

- 300g de mandioca cozida

- 500g de pinhão cozido

- 1 cenoura

- 1 pimentão verde picado

- 1 pimentão amarelo picado

- 1 pimentão vermelho picado

- 2 cebolas fatiadas

- 2 tomates picados

- Sal

- Pimenta

- Tempero verde picado

- Cebolinha picada.

Modo de Preparo:

Leve o bacon a uma panela e esquente bem. Mexa até dourar. Acrescente o coração de frango, a calabresa, a carne de porco, o frango e a carne de gado. Misture até que todos os ingredientes estejam douradinhos. Adicione um pouco de água para formar caldo. Junte os pimentões, a cenoura e a cebola. Tampe por uns minutos. Em seguida, incorpore o tomate e os temperos.

O último ingrediente a ser adicionado é a mandioca cozida. Mexa e desligue o fogo. Sirva ainda quente. Se necessário, tempere com pimenta e sal.

Entrevero saudável

Ingredientes:

- 4 filés de frango picados

- 1 pernil de porco assado, cortado em lascas

- 1 bife de patinho picado

- ½ maço de brócolis

- 1 cebola picada

- 1 cenoura picada

- 1 pimentão pequeno picado

- Amendoim torrado

- Sal

- Curry

- Alecrim.

Modo de Preparo:

Esquente uma frigideira. Coloque o sal e o curry. Junte os pedaços de frango e a carne. Deixe dourar. Vire o frango e esfregue os filés. Salpique mais curry do outro lado. Mexa bem. Acrescente os brócolis, a cebola, a cenoura e o pimentão. Misture todos os ingredientes e deixe cozinhar. Pode acrescentar mais um pouco de água.

Assim que o líquido evaporar, acrescente as lascas de pernil, o amendoim torrado e o alecrim. Mexa por alguns instantes. Tampe novamente e aguarde dois minutos. Desligue o fogo. Você ainda pode adicionar mais uma pequena quantidade de sal, mas não exagere.

Deu vontade de experimentar o entrevero? Conte para nós o que você achou da receita! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
churrasco
Rio Grande do Sul
picadinho
carne

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ