Receitas Saudáveis

21/07/2014 10:30 - Atualizado em 07/12/2016 07:35

Empanadas argentinas podem ser saudáveis: aprenda 3 receitas

Empanadas argentinas são uma das comidas mais apreciadas por nossos vizinhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das coisas mais legais na gastronomia é a possibilidade de fugir da repetição. Você já provou empanadas argentinas? São deliciosos pastéis assados, um dos lanches mais apreciados por nossos vizinhos. E podem ficar ainda melhores com as nossas dicas.

Descubra as empanadas argentinas

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Os recheios mais tradicionais das empanadas argentinas são de presunto e queijo, carne e de frango. Mas como em quaisquer outras receitas, podemos deixar a criatividade fluir e inventar novos sabores e maneiras de preparar.

As empanadas argentinas já são menos prejudiciais ao organismo do que os nossos pasteis porque não são fritas com aquela enorme quantidade de óleo. Mesmo assim, é possível adaptar um pouquinho, seja no recheio ou na massa, para comer com ainda menos remorso, acrescentando ingredientes mais saudáveis.

3 receitas saudáveis de empanadas argentinas

Confira receitas de empanadas argentinas saudáveis:

Empanada galega

Ingredientes para a massa:

500g de farinha 

1 colher (sopa) de vinho branco 

1 colher (chá) de azeite 

1 colher (sopa) de banha 

1 pitada de açúcar 

1 gema para pincelar a superfície da empanada 

Farinha para polvilhar a superfície de trabalho quanto baste 

Gordura para untar a fôrma quanto baste 

Sal a gosto

Ingredientes para o recheio:

1kg de sardinhas pequenas limpas 

6 cebolas grandes picadas finamente 

5 colheres (sopa) de azeite 

2 pimentões verdes picados finamente 

4 tomates sem pele cortados em pequenos cubos 

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Para fazer a massa, peneire a farinha em uma tigela larga, abrindo uma cova no centro. Adicione então o vinho branco, o azeite, a banha, o sal, o açúcar, algumas colheres de água morna e misture tudo até obter uma massa macia. Coloque a massa na geladeira e deixe repousar por alguns minutos.

Divida a massa ao meio, estenda uma das partes sobre uma superfície polvilhada com farinha e coloque-a numa forma untada, de maneira que a massa transborde da forma. Distribua o recheio e estenda a outra metade da massa, colocando-a sobre o recheio, como se fosse uma tampa. Então una as bordas, pincele com uma gema e leve ao forno a 180º.C por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Para fazer o recheio, refogue as cebolas no azeite em uma frigideira grande, até que fiquem translúcidas. Acrescente aí os pimentões e os cubinhos de tomate. Então tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo brando. Distribua as sardinhas pela base da massa da empanada e cubra com o refogado de legumes. Leve ao forno.

Empanada sem glúten

Ingredientes da massa:

125 ml de água quente

180 g de farinha Mix Pan da Schär

40 g de margarina.

Ingredientes do recheio:

1/2 kg de carne moída picada

2 colheres de sopa de azeite

2 cebolas picadas

1 colher de chá de pimentão doce em pó

1 colher de chá de pimenta caiena

1 colher de sopa de orégano

sal e pimenta do reino a gosto

Azeitonas verdes picadas (ou inteiras se preferir)

Passas de uva brancas sem sementes (mais ou menos um punhado)

A receita original leva ovo cozido picado (opcional)

Modo de preparo:

Para fazer a massa, coloque a farinha e a manteiga em uma vasilha e jogue a água quente por cima. Misture tudo com as mãos até incorporar os ingredientes, de modo que a massa fique lisa e boa de trabalhar. Pegue pedaços da massa, abra com um rolo até ficar fininha e, depois, corte com um cortador.

No momento de rechear, passe novamente o rolo, de leve, para abrir um pouco mais. Recheie e feche a massa (se não souber fazer as voltinhas na borda, apenas aperte levemente com um garfo, pra fechar bem).

Para o recheio, coloque em uma panela o azeite e a cebola e refogue-os. Então acrescente a carne, mexendo bem. Adicione o pimentão doce, a pimenta, o orégano e o sal. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente as azeitonas picadas, as passas e os ovos cozidos picados.

Misture tudo e deixe esfriar. Coloque o recheio frio na massa já aberta. Pincele com 1 ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, até dourar.

Empanada integral

Ingredientes da massa:

1/2 xícara (chá) de amido de milho

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

150g de manteiga

1 pote de iogurte natural

1 ovo

1 colher (chá) de sal

Ingredientes do recheio:

Frango refogado

Requeijão cremoso

Modo de preparo:

Coloque em um processador a farinha integral, a de trigo, o amido, sal e a manteiga. Processe até que uma farofa seja formada. Acrescente, então, o iogurte, o ovo e processe por apenas alguns segundos. Envolva essa massa em um filme plástico e reserve na geladeira de um dia para o outro.

Depois abra ela com o auxílio de um rolo, corte com um aro, recheie e feche. Feche com o garfo, apertando na borda, para que o recheio não escape. Pincele com gema e leve para assar por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC graus, ou até ficar dourado.

E aí, gostou das receitas? Já fez alguma ? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ