Receitas Saudáveis

21/11/2015 09:40 - Atualizado em 05/12/2016 05:16

Do cuscuz paulista ao sanduíche de mortadela: 4 pratos de São Paulo

A culinária paulista é bem diversificada e mistura muitas referências, resultando em pratos diferentes e deliciosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem vai para São Paulo não pode deixar de provar os pratos típicos da capital, entre eles o famoso cuscuz paulista. Se você não vai visitar a cidade, mas mesmo assim quer provar a iguaria, que tal aprender a preparar o prato em casa? Além de ser simples e rápido, é uma forma de inovar no acompanhamento das refeições!

Além do cuscuz paulista, outros pratos típicos da região não ficam de fora do cardápio. O sanduíche de mortadela com mostarda e o bolinho de bacalhau são algumas das opções. Descubra mais sobre as receitas de São Paulo!

homem provando cuscuz paulista

Os segredos do cuscuz paulista

Receita clássica de São Paulo, o cuscuz paulista é preparado com farinha de milho e pode ser incrementado com sardinha, frango, atum ou palmito. O prato é versátil e serve tanto como acompanhamento quanto como prato principal, podendo fazer parte do almoço ou do jantar. Confira a receita:

Ingredientes:

- 2 dentes de alho amassados

- 3 colheres de sopa de azeite

- 2 cubos de caldo de galinha

- 1 copo de água

- ½ copo de óleo

- 1 lata de molho de tomate

- 2 latas de sardinha

- 1 lata de milho

- 1 lata de ervilha

- ½ xícara de chá de azeitonas picadas

- ½ xícara de palmito picado

- ½ cebola picada

- 1 ovo cozido (para decorar)

- 2 colheres de sopa de salsinha picada

- 2 xícaras de chá de farinha de milho amarela

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Primeiro, limpe as sardinhas cortando-as ao meio e retirando a espinha. Em seguida, junte com o milho, a ervilha, as azeitonas, o palmito, a cebola picada e a salsinha. Reserve.

Em uma panela, coloque o azeite para esquentar, doure o alho e acrescente a água e os cubos de caldo de galinha, deixando ferver até dissolver. Depois, adicione o óleo e o molho de tomate e deixe ferver novamente. Com o molho já fervido, junte a mistura da sardinha e mexa bem em fogo baixo, acrescentando uma pitada de sal, se necessário.

Em seguida, acrescente a farinha de milho aos poucos e mexa até misturar tudo. Numa forma com furo no meio, espalhe fatias do ovo cozido no fundo para decorar. Então, é só colocar a mistura da massa do cuscuz paulista na forma e levar para gelar por uma hora. Desenforme frio e sirva.

Saiba Mais
Conheça as melhores feiras orgânicas em São Paulo
Sim, São Paulo! Confira dicas de onde curtir o Carnaval
Aprenda a preparar 3 receitas de São Paulo

Outros pratos típicos que só paulista entende

Nunca tinha ouvido falar no tal cuscuz paulista? Pois existem outros pratos típicos de São Paulo que também fazem sucesso por lá e são bem fáceis de preparar.

cuscuz paulista pão com mortadela

Sanduíche de mortadela

O sanduíche de mortadela com mostarda, feito no pão francês, é um dos lanches preferidos dos paulistas. Além disso, pode ser encontrado em um dos pontos turísticos que são parada obrigatória em São Paulo, o Mercadão Municipal.

cuscuz paulista bolinho de bacalhau

Bolinho de bacalhau

O típico petisco português também faz sucesso no Mercadão e está presente nos principais bares e botecos da capital paulista. A dica é apreciar o prato com caipirinha ou cerveja.

cuscuz paulista virado à paulista

Virado à paulista

O prato é composto por arroz, tutu de feijão, bisteca de porco frita, linguiça, couve refogada e ovos fritos. Essa é uma das iguarias mais tradicionais de São Paulo. O virado é servido principalmente às segundas-feiras, nos bares e restaurantes. Não dá para começar a semana sem ele!

Conhece outras receitas que só paulista entende? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pratos típicos
cultura
culinária
sudeste

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ