Receitas Saudáveis

19/10/2015 01:02 - Atualizado em 03/12/2016 09:58

Do acompanhamento ao prato principal: 2 receitas com lentilha

A lentilha contém vitamina B6, magnésio e triptofano que constituem neurotransmissor do prazer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que a lentilha está presente na alimentação humana desde o Período Neolítico? Os benefícios do grão vão muito além das tradições de Ano Novo. Rico em proteínas, fibras e carboidratos, ele garante energia e disposição. A seguir, veja como preparar duas receitas com lentilha que são de babar!

receitas com lentilha bolonhesa

Bolonhesa de lentilha

Livre de proteínas animais, o molho bolonhesa de lentilha é uma opção vegana. Veja como fazer:

Ingredientes:

- Óleo de gergelim

- 1 cebola

- 1 cebola roxa

- ½ pimentão vermelho

- 2 tomates

- Temperinhos diversos a gosto

- Tomate cereja

- 250g de lentilha vermelha

- Cebolinha 

- Salsinha

- Massa de sua preferência.

Modo de Preparo:

Deixe a lentilha de molho em água por uma hora.

Em uma panela com um pouquinho de azeite, refogue as cebolas picadas. Quando estiverem douradas, acrescente o pimentão e os tomates picados. Misture bem. Jogue os temperinhos escolhidos e o sal.

Desligue o fogo. Quando a mistura estiver fria, jogue no liquidificador e bata bem. Volte a massa para a panela e acrescente a lentilha escorrida.

Deixe cozinhar. Quando o molho bolonhesa estiver molinho, adicione a cebolinha e a salsinha. Depois, prepare a massa e, assim que estiver pronta, escorra e regue com o resultado da receita.

receitas com lentilha arroz

Mix de arroz integral com lentilha acebolada

Esse é um bom acompanhamento para carnes desfiadas e de panela. Também vai bem com saladas e molhos naturais. Prepare já!

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz integral

- 1 xícara de lentilha

- ½ cebola cortada em rodelas

- 1 colher de café de molho shoyu

- Azeite a gosto

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Numa panela, refogue o arroz com azeite e sal. Em seguida, junte a lentilha. Mexa bem. Acrescente três xícaras de água quente e cozinhe por 20 minutos em fogo médio. Assim que toda a água tiver secado, desligue. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite. Quando estiver dourada, adicione o shoyu. Finalize misturando todos os ingredientes.

Saiba Mais
Veja como fazer uma receita de sopa de lentilha
Lentilha tem benefícios que vão além da tradição de Ano Novo
Grão-de-bico substitui a carne vermelha e é rico em fibras

Benefícios das receitas com lentilha

A lentilha é fonte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, que asseguram uma digestão mais lenta, liberam menos açúcar e garantem saciedade. Ela também possui proteínas e fibras importantes para o controle da glicose e do colesterol.

O ferro da lentilha ajuda a combater a anemia. Além desses nutrientes, o alimento ainda fornece cobre, selênio, vitamina B6, magnésio e triptofano. Os três últimos constituem a serotonina, neurotransmissor que garante sensações prazerosas para uma vida mais calma.

E aí? Ficou com vontade de saborear? Conte para nós qual dessas receitas com lentilha vai ser a escolha do próximo almoço! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios da lentilha
bolonhesa
arroz integral
receita vegana

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ