Receitas Saudáveis

06/01/2015 05:32 - Atualizado em 06/12/2016 10:46

Descubra como tirar agrotóxicos dos alimentos

Aprenda como tirar agrotóxicos dos alimentos com técnicas simples e caseiras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O consumo de frutas, verduras e legumes é amplamente recomendado para aqueles que querem ter uma vida saudável. O grande problema são as substâncias usadas para proteger esses alimentos durante o cultivo: os agrotóxicos. Nocivos à saúde humana, as substâncias podem estar relacionadas a disfunções do fígado e até câncer. Veja como tirar agrotóxicos dos alimentos de maneira fácil, prática e bastante segura para você aproveitar o melhor dos vegetais.

Aprenda como tirar os agrotóxicos dos alimentos

Um dos meios de tirar os agrotóxicos dos alimentos é descartando as cascas das frutas. Porém em alguns casos, como o da maçã, é nelas que se concentra a maior parte das fibras. Então, para que se possa consumir as frutas, legumes e verduras com cascas, existem alguns truques naturais.

Como tirar agrotóxicos dos alimentos

Os grandes aliados das pessoas que desejam saber como tirar agrotóxicos dos alimentos são a água, uma escovinha, detergente neutro, vinagre e um pouco de bicarbonado de sódio. Esse elementos juntos conseguem, na maioria dos casos, eliminar quase 100% das toxinas que se localizam na casca das frutas e verduras.

Para a fórmula caseira para tirar agrotóxicos dos alimentos, você vai precisar de:

- 900ml d’água
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 100ml de vinagre branco ou de maçã.

Coloque todas as frutas, verduras e legumes nessa solução por um tempo médio de 15 minutos. Depois, lave bem em água corrente. Embora seja uma fórmula natural é necessário tomar alguns cuidados para que seu alimento continue saudável.

O detergente e a escovinha são de grande utilidade na hora de executar o processo para tirar agrotóxicos dos alimentos. Isso porque o bicarbonato de sódio usado na fórmula não deve ser consumido nem em pequenas quantidades. Para garantir que não fique resíduos, um cuidado maior na hora de lavar pode ajudar nessa etapa.

O abacaxi e a laranja, por exemplo, são frutas nas quais os agrotóxicos se concentram na casca e, para consumir, tirar a casca é fundamental. Quem costuma aproveitar as cascas dos alimentos como laranjas e abacaxis para fazer bebidas típicas ou doces, devem ter esse mesmo cuidado com elas.

Como tirar agrotóxicos dos alimento: Truques práticos

Depois de passar pela solução de bicarbonato e pela água com detergente neutro, secar as frutas e verduras antes de colocá-las na geladeira mantém o alimento saudável por mais tempo e evita o aparecimento de fungos natural nesses ambientes mais úmidos.

As hortaliças tendem a ficar com uma cor mais amarelada por conta dessa solução com bicarbonato mas não se preocupe porque as propriedades estão preservadas assim como o sabor e a textura.

As cebolas também precisam passar pela solução da água com bicarbonato. Geralmente essas hortaliças são higienizadas apenas no momento do preparo. Um bom truque é, sempre na hora das compras escolher as menores. Quanto maior for o vegetal, mais chance ele tem de ter recebido uma quantidade maior de agrotóxico.

O arroz e o feijão também possuem agrotóxicos porém em menor quantidade que os demais vegetais. Para esses não é preciso usar o bicarbonato de sódio. Lavar em água corrente é suficiente uma vez que esses serão cozidos e, no processo, as toxinas são eliminadas.

E aí, aprendeu como tirar agrotóxicos dos alimentos? Então deixe um comentário! E se você gosta das nossas dicas de alimentaçãonão esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
agrotóxicos
alimentos
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ