Receitas Saudáveis

15/02/2015 08:41 - Atualizado em 02/12/2016 05:29

Croque monsieur: Aprenda a fazer essa delícia francesa

O croque monsieur é um lanche muito popular na França e pode ser preparado em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O nome significa algo como "estala nos dentes, senhor". O croque monsieur é uma receita originalmente francesa que, aqui no Brasil, poderia até ser confundida com um misto quente mais elaborado. Aprenda a preparar o lanche em duas versões, a light e a tradicional.

croque monsieur

Croque monsieur light

Ingredientes:

- 4 fatias de pão de forma integral

- ½ xícara de leite desnatado ou de soja

- 4 fatias de queijo muçarela light

- 2 fatias de peito de peru

- 2 fatias de tomate

- 2 fatias de cebola

- 2 colheres de pasta de ricota

- Uma colher de chá de orégano

- Uma colher de chá de manjericão.

Modo de Preparo:

Esquente o forno a 250ºC. Dentro de uma assadeira untada com azeite de oliva, coloque duas fatias de pão. Por cima das fatias, jogue um pouquinho de leite. Cuide para que não fique muito molhado.

Acrescente a muçarela e o peito de peru. Por cima, coloque o tomate, a cebola, e uma colher de pasta de ricota. Finalize o recheio do croque monsieur com orégano e manjericão.

Após terminar de rechear o sanduíche, coloque as outras duas fatias de pão por cima. Umedeça com um pouquinho de leite. Cuide novamente para que não fique úmido demais. Por cima, acrescente o queijo muçarela e coloque um pouquinho mais de orégano e manjericão.

Leve a forma para o forno até que o queijo derreta. Para servir, coloque o croque monsieur em um prato e adicione salada de folhas verdes para acompanhar.

Croque monsieur tradicional

Mais gordurosa, a receita tradicional conta com dois tipos de queijo e uma mistura de creme de leite e ovos. Confira como preparar:

Ingredientes:

- ½ xícara de creme de leite fresco

- 3 ovos

- 1 colher de sal

- 1 pitada de pimenta-do-reino moída

- 12 fatias médias de pão de forma sem casca

- 250g de queijo gruyère

- 250g de presunto cozido em fatias finas

- 1 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, adicione o creme de leite, os ovos, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem todos os ingredientes com um garfo, até que fiquem homogêneos. Separe-os em três porções.

Coloque quatro fatias de pão em uma forma untada com azeite de oliva. Espalhe uma porção de creme sobre as fatias.

Por cima, acrescente o queijo gruyère e outras quatro fatias de pão. Coloque mais uma porção de creme sobre a receita. Adicione uma camada de presunto e, logo acima, disponha o resto dos pães.

Passe por cima a última porção de creme. Finalize colocando queijo parmesão. Leve ao forno em temperatura média por 25 minutos, ou até que o croque monsieur fique dourado.

Uma salada de folhas verdes também cai bem como acompanhamento para esta versão da receita.

Viu como é simples preparar o croque monsieur? Que tal tentar hoje mesmo? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária francesa
lanche da tarde
sanduíche
receita light

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ