Receitas Saudáveis

02/04/2015 01:49 - Atualizado em 08/12/2016 11:25

Conquiste hábitos saudáveis com uma receita de iogurte caseiro

O iogurte caseiro no estilo grego é fácil de fazer e extremamente saboroso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com produção de cerca de 400 mil toneladas por ano, o iogurte é produto certo na dieta de quem procura uma alimentação saudável e saborosa. E é possível preparar versões naturais em casa! Separamos duas opções de receita de iogurte caseiro com todos os nutrientes do alimento garantidos.

Benefícios do iogurte caseiro

O alimento é rico em proteínas, essenciais na construção, na reparação e na renovação de todos os tecidos do corpo humano. Ele ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Com vitamina A, o iogurte caseiro auxilia na melhora da pele, diminuindo o aparecimento de acne e a queda de cabelos. Já o cálcio, importante mineral, ajuda na manutenção de ossos, dentes e unhas.

receita de iogurte caseiro

As vitaminas do complexo B existentes no iogurte colaboram na absorção de proteínas, lipídeos e carboidratos. Também auxiliam na criação de energia e na restauração das funções neurológicas.

Por fim, a receita contém probióticos, micro-organismos que garantem a saúde do organismo. Uma pesquisa divulgada pela Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, salientou a importância das ações probióticas do iogurte. O estudo, feito com camundongos, apontou que as bactérias são capazes de diminuir os efeitos de processos inflamatórios.

Receita de iogurte caseiro no estilo grego

Confira a seguir como preparar duas opções de receita de iogurte caseiro. A primeira é o iogurte grego natural, consistente e fico em proteínas.

Ingredientes:

- 1 copo de iogurte natural 

- 2 litros de leite

- Sementes de baunilha

- Adoçante.

Modo de Preparo:

Jogue o leite em uma panela e deixe ferver. Quando estiver pronto, desligue o fogo e espere esfriar. Acrescente o iogurte e misture com cuidado.

Transfira o conteúdo da panela para uma tigela de vidro. Cubra-a com um pano de prato grosso. Para abafar, coloque um prato por cima. Deixe descansar por mais ou menos oito horas.

Coloque uma peneira grande sobre uma vasilha de vidro. Por cima, deixe um pano branco limpo. Jogue o leite com o iogurte para peneirar. Leve essa vasilha para a geladeira por aproximadamente duas horas e meia. Quando estiver pronto, retire o iogurte caseiro que sobrou no pano. Misture as sementes de baunilha e coloque um pouquinho de adoçante.

Para finalizar, bata o iogurte caseiro grego em um liquidificador até ficar cremoso.

Receita de iogurte de morango natural

Ingredientes:

- 1 litro de leite

- 1 copo de iogurte natural

- 1 caixa de gelatina de morango

- 5 colheres de sopa de leite em pó

- Adoçante.

Modo de Preparo:

Esquente o leite em uma panela. Espere ficar morno. Desligue o fogo e acrescente o leite em pó, o iogurte e a gelatina dissolvida em uma xícara de água quente.

Misture todos os ingredientes e transfira para uma vasilha de vidro com tampa. Deixe na geladeira por 24 horas. Após esse período, bata o iogurte de morango no liquidificador e acrescente o adoçante.

Para servir seu iogurte caseiro de morango, você pode adicionar pedaços da fruta cortadinhos em tiras.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de alimentação ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
iogurte
vitaminas
probióticos
proteínas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ